A decisão da cúpula do Corinthians, de priorizar a disputa da Copa do Brasil em detrimento do Campeonato Brasileiro foi sem dúvida inteligente e sensata. Na Copa o Corinthians entra já nas oitavas de final, o que significa que, em 8 jogos, decide o título e, com isso, em caso de sucesso, ganha imediatamente o passaporte para a próxima Libertadores. Como, aliás, aconteceu com o Palmeiras na passada temporada.
Já o campeonato nacional, com seus 38 jogos, embora ofereça 4 lugares que dão direito a disputar a Libertadores, é uma competição muito mais longa e desgastante. E, exceto para o campeão, para os demais, mesmo esse direito de disputar a Libertadores é visto como um modesto premio de consolação. Em que pese o fato de que depois, ao longo de sua disputa na temporada seguinte, aumentar enormemente o interesse pela vitória.
Assim sendo, tentar vencer a Copa do Brasil, além de ser mais fácil, daria ao Corinthians uma total tranquilidade para disputar o campeonato nacional e fixar-se apenas na disputa do título. Que, se alcançado, fecharia uma temporada bem satisfatória, em que pese a eliminação frente ao Boca na Libertadores.