O campeonato paulista viu sábado Mogi Mirim e Santos empatarem por 1-1 e domingo São Paulo e Corinthians também empatarem, mas por 0-0. Em ambas as ocasiões, como manda o regulamento, foi então necessário recorrer às cobranças de penais para apontar os classificados para a final, que acabaram sendo Santos e Corinthians.
Este desfecho mostrou um rigoroso equilíbrio entre esses 4 times, e deixaram no ar a sensação que o desfecho poderia ter sido, em parte ou totalmente, diferente, já que a cobrança de penais não define, em minha opinião, a superioridade de uma equipe sobre outra.
A partir disso, seria agora importante voltar a discutir o futuro deste campeonato paulista que, ano após ano, se arrasta até a fase final, quando os jogos passam a ser eliminatórios e despertam assim um pouco mais de interesse. Um torneio, com jogos de turno e returno entre 12 equipes é a minha solução preferida, pois, estabelecendo que os últimos 4 seriam rebaixados à série B, criariamos interesse em todos os jogos, desde a rodada inicial até a derradeira. E, mais do que isto, criariam um grande interesse para a disputa da série B, essa sim aberta para 20 clubes, sempre com turno e returno, pois garantiria aos clubes do interior um maior período de lucrativa atividade. E despertaria muuito interesse, exatamente para oferecer aos 4 melhores o acesso à série A na temporada seguinte.
É uma proposta simples e concreta… por isso é que dificilmente será levada em consideração por nossos dirgentes, tão apegados a seus cargos que não conseguem enxergar um palmo à frente de seus narizes.