A Ford apresentou à imprensa especializada no último fim de semana, na cidade de Foz do Iguaçu, o New Fiesta, antes importado do México e agora produzido no Brasil, em São Bernardo do Campo, na cidade de São Paulo.É o quarto carro global da marca e vem para buscar a liderança do segmento de compactos com motor acima de 1.0, tendo como principal alvo seus concorrentes HB20 da Hyundai e Onix da Chevrolet.
Para isso, ele apresenta mudanças especialmente na grade frontal, que segue a linha do Aston Martin, trapezoidal, dando um visual aerodinâmico à frente. A lateral tem perfil arrojado, com um jogo de luz e sombra que confere um visual robusto e uma traseira esportiva, com amplo acesso ao porta-malas e aerofólio integrado à porta. Como de hábito, é apresentado em várias cores não deixando de lado o branco, cor da moda.
As versões apresentadas tem motor 1.5 S e SE e 1.6 SE, SE Powershift(com transmissão automática de 6 velocidades e dupla embreagem),Titanium 1.6, (versão topo de linha e única do segmento com 7 air bags) e Titanium 1.6 Powershift, com a transmissão automática.
A versão 1.5 de entrada tem como itens de série 2 air bags, freios ABS com EBD, ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, espelhos retrovisores também elétricos, rodas aro 15″, maçanetas e espelhos na cor do veículo, rádio com sistema My Conection AM/FM, com bluetooth e porta USB. A potência do motor é de 111 cv. Com esse pacote o New Fiesta coloca-se à frente de seus adversários, pois o carro vem com itens que são opcionais em seus principais concorrentes, ganhando não só na beleza e tecnologia que o carro apresenta, como também no preço,que é de R$ 38.990,00.
Já à versão com motor 1.6 foi acrescentado o ESC(controle eletrônico de estabilidade), TCS(Controle eletrônico de tração) e HLA(assistente de partida em rampas), além da opção da transmissão automática de 6 velocidades com dupla embreagem, o que permite uma troca de marchas suave, sem trancos.A potência do motor é de 130 cv, bem superior aos 115 cv da versão mexicana. O comando de válvulas, duplo e variável, contribui para esse aumento de potência.
O ar condicionado nessa versão é digital e há controles de áudio no volante. O preço é de R$ 45.490,00. Com mais R$ 3.500,00 chega-se à versão com câmbio powershift. A versão Titanium custa R$ 51.490,00 com transmissão manual e R$ 54.990,00 com câmbio powershift.
Todos os modelos tem direção elétrica e, coisa nem sempre verificada nos concorrentes quando se trata de reduzir custos, foi mantido o revestimento acústico da versão importada, proporcionando um baixo nível de ruído dentro da cabine.
A versão que avaliamos foi a 1.5 SE. Estávamos em 4 pessoas no carro e devo dizer que todas sentadas confortavelmente. Pudemos andar em trechos urbanos e de estrada e o desempenho desse motor foi surpreendente, tanto em alta velocidade como nas retomadas.Isso se deve ao desenvolvimento dos motores que tanto no 1.5 como no 1.6 tem uma curva de torque bastante plana, com picos de 147Nm a 4250 rpm com etanol e 157 Nm a 5000 rpm respectivamente. Para quem não está ainda bem familiarizado com essas unidades, vale lembrar que são, aproximadamente, 14,97 kgm e 15,99 kgm.
Em resumo, de acordo o que senti nesta avaliação rápida do Fiesta,a partir do mês de maio, quando começará a ser comercializado, ele estará brigando, com boas chances de sucesso, com todos seus concorrentes.
Ford apresenta New Fiesta Hatch brasileiro
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