Algumas décadas atrás surgiu, aqui no Brasil, a moda das pick-ups pequenas, derivadas diretamente de carros de grande série e destinadas a pequenos transportes, frequentemente em âmbito urbano. Veículos de cunho nitidamente comercial que, porém, rapidamente conquistaram tanbém outra faixa de clientes, geralmente pessoas que não necessitavam mais do que 2 lugares e queriam um carro que, nos fins-de-semana, pudesse também ser utilizado para o lazer.
Assim, ao lado das grandes pick-ups norte-americanas, geralmente com motores V8 bem gastões em termos de combustível, surgia essa nova categoria, situada numa faixa de preço bem menor.
Com o passar dos anos todas as montadoras se fizeram presentes nessa faixa de mercado, bem interessante e rentável, e agora cada qual busca aperfeiçoar seu produto, de forma a ganhar mais mercado.
Nesta ótica a VW lançou sua nova Saveiro, com visual idêntico ao resto da linha 2014, que abrange Gol, Voyage, Fox e CrossFox. E a oferece em duas versões, uma com cabine simples e outra com cabine estendida.
A mecânica é idêntica ao resto da linha, com seu motor 1.6 de 104 cv (com álcool) e 101 cv (com gasolina) e o bom câmbio mecânico de 5 marchas. A suspensão, com dianteira independente, tipo McPherson, e a traseira com eixo interdependente e braços longitudinais, traz como resultado prático um comportamento sub-esterçante. Isto é, a tendência é sair de frente, condição que é a mais facilmente controlável pelo motorista, mesmo pouco experiente. E, como “plus”, a caçamba é maior do que a anterior.
Finalmente, vale lembrar que, embora na qualidade de opcionais, estão disponíveis air-bags e ABS (este com novo serfo-freio de 10 polegadas), aliados a um novo gerenciamento eletrônico que permite acoplar vários itens de conforto e segurança.
Não resta dúvida que, com relação à primeira edição da Saveiro lançada no longínquo ano de 1982, o progresso foi enorme…
Os preços iniciam em R$ 33.490,00 e vão até R$ 48.990,00.
A nova Saveiro
Anterior