O transporte de executivos e escolares, além das atividades comerciais tradicionais, tem se revelado um mercado animador no Brasil e, para atende-lo melhor, a Renault lançou recentemente o Novo Master. Trata-se de uma clara evolução em relação ao modelo anterior, que estreou no Brasil em 2002, não só na parte mecânica, totalmente diversa, como no conforto para os passageiros.
A parte mecânica tem um novo motor 2.3 de 130 cv, o que revela um incremento de potência ao lado de uma redução de cilindrada, o que resulta em maior desempenho e menor consumo. E uma construção mais moderna, bastando lembrar que o comando de distribuição, que antes devia ser trocado a cada 60 mil km, agora acompanha toda a vida útil do veículo, não mais necessitabndo de substituição. E as revisões, antes a cada 15 mil km, foram espaçados para 20 mil km. Além de intervenções na segurança, com airbags, ABS e freios a disco nas quatro rodas (a 100 km/h o espaço de imobilização foi reduzido em 10%) e outro detalhes mais.
Um cuidado especial foi, por fim, dedicado ao conforto para os passageiros e motorista. Este último tem banco totalmente regulável e volante também regulável, de forma a encontrar a posição ideal para dirigir, enquanto os passageiros da versão VIP, por exemplo, tem assentos individuais reclináveis, amplo espaço para as pernas, excelente ar condicionado para todos seus 16 passageiros. E a versão escolar, levando 20 garotos, representa uma interessante opção para todas as escolas que utilizam transporte próprio ou terceirizado. Além, como é óbvio, das várias versões furgão, totalmente fechado ou com vidros laterais e traseiro.