Após avaliar o carro na Europa, por ocasião de seu lançamento há 10 meses atrás(leia matéria abaixo), tivemos a oportunidade de avaliar o Peugeot 208 aqui no Brasil, lançado essa semana na paradisíaca cidade de Búzios,Rio de Janeiro, onde a também francesa Brigitte Bardot passou muitos de seus dias ensolarados.
Fizemos um longo percurso que envolvia estrada lisa, estrada com buracos, cidade com asfalto e com paralelepípedos e o resultado foi surpreendente, o carro se comporta muito bem em todas essas condições.
A Peugeot conseguiu fazer um carro que se destaca em vários setores, inciando pelo design, que é realmente muito bonito, com linhas delicadas mas marcantes, seguindo o DNA da marca.
O novo volante ficou menor em relação ao 207, com a base quadrada e o painel de instrumentos foi colocado numa posição elevada, facilitando ao motorista a visualização de suas funções.
A partir do segundo nível de acabamento,foi colocada ainda no painel, um central multimídia numa tela de 7″,sensível ao toque, onde o motorista pode acessar o bluetooth, ler as informações de seu dispositivo USB, usar o GPS que por sinal, é ótimo e configurar outras funções do carro.
Além do design e da tecnologia,o carro sofreu pequenas alterações com relação ao europeu, o que se chama de “nacionalização”, como por exemplo a colocação de uma ponteira no escapamento, uma grade com maior abertura para entrada de ar,e, sobretudo, a altura do solo foi elevada em 10mm e foi feito um ajuste na suspensão, para aguentar nosso solo.
O carro apresenta duas opções de motorização 1.5 8v Flex com 93 cv com torque máximo de 14,2 mkgf quando abastecido com etanol e 1.6 16v Flex e torque máximo de 16,4 mkgf , ambos sem o tanquinho de gasolina para partida a frio. Assim mesmo o motor do 208 fornece uma resposta imediata ao ser acionado, contando com mais conforto e eficácia na aceleração.
A versão 1.6 apresenta a opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático com 4 marchas sequenciais e borboletas no volante para troca de marcha enquanto a 1.5 só tem o câmbio mecânico.
Avaliamos os dois motores e a impressão foi muito boa em ambos. O fornecimento de potência é imediato, graças à favorável curva de torque e, no plano acústico, o silêncio do motor a diesel, avaliado na Europa, naturalmente está presente também aqui nestas versões flex.
Por fim, um grande diferencial que o 208 apresenta é a presença de um teto de vidro panorâmico, permitindo ao usuário ver o céu de dia ou de noite sem que o teto esteja aberto. Isso causa uma impressão maior de liberdade e amplidão.
Para os curiosos, vale dizer que a vitoriosa série 200 da Peugeot teve início no longínquo ano de 1929, com o 201 em versão 1.1 e 1.5, com potências de 25 e 35 cv respectivamente e velocidades máximas de 60 e 100 km/h. Até 1937 foram produzidas 142.309 unidades, snedo que em 1938 foi substituido pelo 202, um 1.1 de 30 cv que foi fabricado até 1949 com 104.126 carros.
Aí apareceu um dos maiores sucessos da Peugeot, o modelo 203 (que foi vendido também aqui no Brasil) e ficou no mercado até 1960, vendendo, ao todo, 685.828 unidades. Sucessivamente, em 1965, apareceu o 204, outro grande sucesso comercial, com mais de 1 milhão e 300 mil carros vendidos até o fim de 1974. O resto, com 205 e, sobretudo, 206, batizado na França de “l´enfant terrible” por seus exitos esportivos, é já história de nosso dias…
A partir de 13 de abril, o 208 estará à venda nas concessionárias com os seguintes preços, :
Versão Active 1.5 R$ 39.990,00
Versão Allure 1.5 R$ 45.990,00
Versão Griffe 1.6 R$ 50.690,00 manual e R$ 54.690,00 automática.
Em recente visita à Europa, tivemos a oportunidade de dirigir o novo Peugeot 208 que será lançando no Brasil provavelmente este mês, no Salão do Automovel.
O que mais me chamou a atenção no carro foi o conforto tanto para o motorista como para os passageiros, especialmente os adultos que se sentam na parte de trás.
Vale ainda ressaltar o silencio do motor, que no caso em questão era um turbodiesel 1.4, de injeção direta, com 68 cavalos de potência a 4.000 rpm. E que, certamemnte, será o mais vendido no mercado europeu.
Existem 3 versões de acabamento , a Access, Active e Allure, o top de linha.Todas tem freios ABS, ESP, air bags frontais, laterais e de cortina, fixaçao isofix no banco traseiro para cadeiras de crianças, entre outros itens de série.
No quesito conforto todos vem com direção assistida , apoio de cabeça traseiro, banco do motorista com regulagem de altura e volante com regulagem de altura e profundidade.O ar condicionado é muito bom,esfria rapidamente o habitáculo mas tem saidas somente na parte da frente.
A parte estética é a que mais permite opcionais, entre cromados, pára-choques na cor do carro, luzes diurnas em Led, entre outros. Em algumas versões vem a tela Touch screen de 7″, com 6 altofalantes, porta USB, Bluetooth e comandos no volante, como esta que avaliamos.
Na Europa , voce pode escolher entre duas versões de carroceria, isto é com 3 ou 5 portas e nada menos que oito versões de motor, sendo 5 a gasolina e 3 turbodiesel. Os motores a gasolina começam com o pequeno 1.0 com 68 cavalos e continuam com 1.2 (82 cv), 1.4 (95 cv), 1.6 (120 cv) e tem seu tope no 1.6 turbo com 156 cavalos. Os diesel, que infelizmente a nossa legislação proibe aqui,são todos turbo e começam com 1.4 de 68 cavalos. Depois, à exemplo dos motores a gasolina, a Peugeot oferece duas versões de 1.6, um de 92 cavalos e um de 115 cavalos.
Para se ter uma idéia da faixa de desempenho, lembramos que o 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 14,0 segundos com velocidade máxima de 163 km/h enquanto com o motor 1.6 turbo a aceleração é de 7,3 segundos e velocidade máxima alcança 190 km/h.
A impressão ao vê-lo é de um belo carro, com alterações interessantes em relação ao modelo 207 e um visual muito mais moderno e arrojado. Rodando com ele, sentimos a precisão da direção, que, assim mesmo, é bastante leve, não requerendo maior esforço nem mesmo em manobras de estacionamento e a firmeza da suspensão, que absorve bem as pequenas irregularidades do piso e confere uma apreciável estabilidade ao carro. A este respeito, esperamos, com curiosidade, como ele vai se comportar na buraqueira de nossas ruas !