Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fiat

Fiat, golpe de mestre

por Claudio Carsughi 14/03/2013
por Claudio Carsughi 14/03/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Sergio-Marchionne
fiat-freemont_2012_09
Quando os 3 Grandes de Detroit – GM, Ford e Chrysler – começaram a ter problemas, muitos imaginaram que seriam percalços financeiros passageiros. Talvez quem fosse sentir mais o problema seria a Chrysler, que Lee Iacocca tentara salvar, anos antes, sem conseguí-lo.
Mas, na hora da verdade, as três ficaram à beira da falência, sendo salvas, no fundo, pelo Governo Obama que não podia admitir o súbito desaparecimento de um dos pilares de sua economia e temia, com toda razão, um efeito dominó.
A Ford se salvou, por ter conseguido empréstimos anteriores, em condições mais favoráveis, a GM ficou de chapéu na mão, com seus últimos executivos deixando cada qual a seu sucessor a batata assando, e a Chrysler foi “comprada” pela Fiat.
Este foi um golpe de mestre do CEO da Fiat, Marchionne, que praticamente não desembolsou um cent, trouxe o peso da engenharia de Torino em setores específicos dos quais a Chrysler não tinha o domínio, e deu início a uma incrível recuperação. Recuperação de cotas de mercado, recuperação de imagem, aquisição de cotas cada vez maiores do controle acionário e, por fim, o lançamento, tanto aqui no Brasil como na Europa, dos primeiros modelos realizados conjuntamente.
Um deles é o Freemont, com o qual o Grupo Fiat-Chrysler entrou numa faixa de mercado do qual estava ausente e que se tem revelado muito interessante. Paralelamente tivemos o desembarque, nos Estados Unidos e aqui no Brasil, do simpático Fiat 500 em suas várias versões, que vem se constituindo num ícone da marca, sendo construído tanto na Europa como no México. E, para um futuro de curto prazo, o lançamento de outros modelos utilizando plataformas comuns vai representar a pedra de toque de uma recuperação, no combalido mercado europeu, que vai se somar ao progresso nos demais mercados mundiais.
Provavelmente quem, anos atrás, se atrevesse a imaginar esta realidade, seria rapidamente internado num manicômio !

ChryslerFreemontMarchionne
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Corinthians e Atlético, olé!
Próximo
São Paulo complicou-se a vida

Você também pode gostar...

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Fiat Cronos 2026 chega levemente reestilizado a partir de R$ 104 mil

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada