Os treinos até aqui realizados por todas as equipes de Fórmula 1 mostraram claramente qual será o maior desafio de todos os técnicos: interpretar da melhor forma possível o binômio rendimento-desgaste dos novos pneus que a Pirelli preparou para a temporada deste ano.
Estes novos pneus mostraram serem todos mais aderentes do que os do ano passado e, ao mesmo tempo, o que é claramente uma relação causa-efeito, sofrerem um desgaste mais acentuado. É claro que todos os times vão ajustar suas regulagens de suspensão para aproveitá-los da melhor forma possível, mas aí entra-se nas características de cada projeto. E é perfeitamente possível que um determinado carro consiga esse equilíbrio mais do que outro, o que determinará, já no começo do campeonato, na Austrália, uma relação de forças atualmente de difícil previsão.
Pode-se arriscar e dizer que Red Bull, Ferrari e McLaren andarão sempre entre os primeiros, mas não se pode excluir que, a este trio, venha se somar mais uma equipe. Ou até mesmo duas, o que deve determinar um campeonato tão disputado e incerto quanto a seu desfecho como o do ano passado. E isto, no fundo, é o que Bernie Ecclestone deseja para ganhar cada vez mais…