Hoje começam os treinos, em Jerez de la Frontera, no sul da Espanha, com os novos pneus Pirelli para a F1 2013. São pneus que, em teoria, apresentarão uma maior diferença de rendimento entre as quatro especificações tradicionais (supermacios, macios, médios e duros) e uma maior velocidade, em relação aos usados no ano passado, de cerca 1 segundo por volta.
Os testes, que começam nesta 3.a feira e se prolongarão até 6.a feira, serão importantes para que as equipes, embora os tenham rapidamente experimentos aqui em Interlagos antes do GP do Brasil, possam avaliar como os novos pneus se portarão. Eles são mais pesados (cerca de 2 kg à mais) e, com uma diversa construção. Tem uma maior área de contato com o solo, o que proporcionará maior aderência e, conseqüentemente, maior tração.
Nestes testes só não estarão disponíveis os pneus supermacios, já que não se adapatam às características deste circuito de 4.428 metros que apresenta várias curvas de baixa e média velocidade. E será particularmente interessante observar o desgaste dos pneus traseiros, face à tipicidade do asfalto local.
A soma de informações que as várias equipes levarão ao final da semana, serão depois exaustivamente analisadas, de forma a estudar as melhores táticas de utilização ao longo de toda a temporada. E para os espectadores, fica a novidade da nova cor dos pneus duros, agora laranja e não mais prata, o que causava certa confusão em sua identificação.