Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

F1 começará com surpresas

por Claudio Carsughi 13/02/2013
por Claudio Carsughi 13/02/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

pirelli-tyres2013

A definição dos pneus que serão utilizados nos 4 primeiros GPs desta temporada deixa bem claro, em minha opinião, que Ecclestone deseja um começo de campeonato cheio de surpresas, ao lema de quanto mais surpresas, melhor.

Com efeito, já no GP de abertura, na Austrália, a Pirelli vai fornecer a todas as equipes pneus supermacios e médios, o que prenuncia uma decisiva importância das estratégias de corrida, pois, como não são dois tipos sequenciais (entre eles, na escala de dureza, estão os macios), a diferença de desempenho será clara. Com os supermacios bem mais velozes e os médios durando bem mais.

Depois nos GPs de Malasia e da China a situação voltará à normalidade. No primeiro caso teremos pneus médios e duros, isso em função da abrasividade do asfalto e no segundo macios e médios. Mas já no quarto GP, o de Bahrein, ao intenso calor, tradicional nesta corrida, somar-se-á a incognita pneus, pois serão disponibilizados macios e duros. Repetir-se-á, então, a variação extrema do GP da Austrália e, conseqüentemente, as chances de ocorrerem resultados inesperados, pois à estratégia de alternancia dos pneus em qualquer GP pode sempre somar-se a entrada de safety-car.

Esta é uma coisa, por sinal que me desagrada profundamente e sempre me faz supor a existência de um interesse comercial por trás disso. Já pensaram quanto custaria, em âmbito mundial, expor a marca da estrela em longos comerciais de televisão? Não que eu seja contrário à tese do safety-car, mas acho que sua entrada na pista, posto que seria complicado para o público interromper a cronometragem e retoma-la na saida do safety-car, deveria ser reservada a acontecimentos realmente extraordinariamente perigosos para todos os concorrentes. E não é isso que normalmente vemos…

aberturapirellipneussurpresas
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Cartolas, imitem o Papa !
Próximo
A Libertadores e suas surpresas

Você também pode gostar...

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo