Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Citroen

DS4, um sedan com ar de coupê

por Claudio Carsughi 27/02/2013
por Claudio Carsughi 27/02/2013
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

DS 4 frente

Ao apresentar o DS4 a Citroën completou a gama de luxo, que inclui DS3 e DS5, e que tem como imagem o Citroën DS, um dos ícones da marca, apresentado em 1955 no Salão de Paris e que logo se tornou um enorme sucesso. Na base disso, seu design furturistico, obra do italiano Bertoni e o excepcional confort, baseado na suspensão hidropneumática (já testada em 1954 na suspensão traseira do Citroën 15 6H). Uma suspensão que permitia variar a altura do solo da carroceria, independentemente da carga transportada, e que acabou se tornando um diferencial em toda a tecnologia Citroën.

Este DS4 traz equipamentos diferenciados e exclusivos e, em seu design, é um sedan com ares de coupê, retomando um conceito que ganhou muitos adeptos nos últimos anos e que inclui, entre outros detalhes de estilo, as maçanetas das portas traseiras “escondidas” ao lado do vidro. Além disso, é possível escolher entre 4 cores, preto e cinza metálicos, e vermelho e branco perolizados, e regular, ao próprio gosto, cores e intensidade da iluminação do painel.

DS 4 tras

Tecnicamente um dos destaques é o moderno motor 1.6 com turbo, que fornece 165 cv e, mais do que isso, apresenta uma curva de torque praticamente plana entre 1.400 e 4.000 rpm, quando tem 24,5 kgfm. Isto dá ao motorista a agradável sensação de uma potência até superior à real, pela rapidez das respostas do motor, aliada ao bom câmbio de 6 marchas, com acionamento automático ou seqüencial, de acordo com a vontade do motorista.

Entre os muitos detalhes técnicos vale lembrar o ESP (controle de estabilidade) e ABS, hoje praticamente obrigatórios em qualquer carro de certo nível, e mais REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (auxílio à frenagem de emergência) e ASR (controle anti-patinagem das rodas). Útil e interessante o auxílio à partida em aclive que permite manter o carro imóvel por cerca de 2 segundos, após soltar o pedal do freio, dando ao motorista todo o tempo necessário para colocar seu pé direito no pedal do acelerador.

Uma menção especial cabe aos faróis bixênon (com lavadores) e acendimento automático que se movem num ângulo de até 15 graus e faróis de neblina dianteiros para aumentar a visibilidade em curvas, em até 75 graus. Seu acionamento, aliás, é automático toda vez que o motorista aciona o pisca-pisca ou quando o ângulo de esterço chega a 60 graus.

DS4 painel

Como curiosidade, por fim, além do interessante para-brisa panorâmico, o sistema de ajuda à baliza, com avaliação do espaço disponivel, e os assentos dianteiros com massageador lombar (apertando uma tecla ativam-se ciclos de 6 minutos de massagem, intercalados por pausa de 4 minutos).

Andando com este DS4 tem-se a sensação de um carro completo, agrádavel, bem estável (as rodas de 18 polegadas, com pneus Michelin 225 45 ajudam nisso) e confortável. Isso tudo pelo preço de 100 mil reais, o que determina seu posicionamento no mercado entre DS3 e DS5.

CitroenCitroen DS 4lançamento
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Corinthians, um momento delicado
Próximo
Corinthians, uma vitoria importante

Você também pode gostar...

Citroën C3 You! resgata experiência de compactos rápidos

Citroën acrescenta conteúdos a Aircross e C3

Fim de linha para o Citroën C4 Cactus

Estilo e espaço interno destacam-se no Citroën Basalt

Citroën Basalt chega como o SUV mais acessível do Brasil

Após Citroën Basalt, Porto Real se prepara para SUV inédito

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

    03/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Citroën C3 You! resgata experiência de compactos rápidos

Citroën acrescenta conteúdos a Aircross e C3

Fim de linha para o Citroën C4 Cactus