Ao apresentar o DS4 a Citroën completou a gama de luxo, que inclui DS3 e DS5, e que tem como imagem o Citroën DS, um dos ícones da marca, apresentado em 1955 no Salão de Paris e que logo se tornou um enorme sucesso. Na base disso, seu design furturistico, obra do italiano Bertoni e o excepcional confort, baseado na suspensão hidropneumática (já testada em 1954 na suspensão traseira do Citroën 15 6H). Uma suspensão que permitia variar a altura do solo da carroceria, independentemente da carga transportada, e que acabou se tornando um diferencial em toda a tecnologia Citroën.
Este DS4 traz equipamentos diferenciados e exclusivos e, em seu design, é um sedan com ares de coupê, retomando um conceito que ganhou muitos adeptos nos últimos anos e que inclui, entre outros detalhes de estilo, as maçanetas das portas traseiras “escondidas” ao lado do vidro. Além disso, é possível escolher entre 4 cores, preto e cinza metálicos, e vermelho e branco perolizados, e regular, ao próprio gosto, cores e intensidade da iluminação do painel.
Tecnicamente um dos destaques é o moderno motor 1.6 com turbo, que fornece 165 cv e, mais do que isso, apresenta uma curva de torque praticamente plana entre 1.400 e 4.000 rpm, quando tem 24,5 kgfm. Isto dá ao motorista a agradável sensação de uma potência até superior à real, pela rapidez das respostas do motor, aliada ao bom câmbio de 6 marchas, com acionamento automático ou seqüencial, de acordo com a vontade do motorista.
Entre os muitos detalhes técnicos vale lembrar o ESP (controle de estabilidade) e ABS, hoje praticamente obrigatórios em qualquer carro de certo nível, e mais REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (auxílio à frenagem de emergência) e ASR (controle anti-patinagem das rodas). Útil e interessante o auxílio à partida em aclive que permite manter o carro imóvel por cerca de 2 segundos, após soltar o pedal do freio, dando ao motorista todo o tempo necessário para colocar seu pé direito no pedal do acelerador.
Uma menção especial cabe aos faróis bixênon (com lavadores) e acendimento automático que se movem num ângulo de até 15 graus e faróis de neblina dianteiros para aumentar a visibilidade em curvas, em até 75 graus. Seu acionamento, aliás, é automático toda vez que o motorista aciona o pisca-pisca ou quando o ângulo de esterço chega a 60 graus.
Como curiosidade, por fim, além do interessante para-brisa panorâmico, o sistema de ajuda à baliza, com avaliação do espaço disponivel, e os assentos dianteiros com massageador lombar (apertando uma tecla ativam-se ciclos de 6 minutos de massagem, intercalados por pausa de 4 minutos).
Andando com este DS4 tem-se a sensação de um carro completo, agrádavel, bem estável (as rodas de 18 polegadas, com pneus Michelin 225 45 ajudam nisso) e confortável. Isso tudo pelo preço de 100 mil reais, o que determina seu posicionamento no mercado entre DS3 e DS5.