Vai começar mais um campeonato paulista. E, como os últimos, será um campeonato eleitoreiro, já que a federação não quer comprar briga com os clubes que disputam a primeira divisão e se obstina em manter 20 equipes. Quando o certo, em minha opinião, seria escolher as 12 melhores e fazer um torneio de turno e returno, com os últimos 3 times rebaixados e os 3 primeiros da 2.a divisão promovidos, na temporada seguinte.
Com este esquema, além de premiar o melhor (num campeonato de turno e returno sempre o melhor vence), tornar-se-ia disputadissimo o campeonato, pois quem não estivesse lutando pelo título estaria envolvido na luta para evitar o rebaixamento.
Uma objeção muito comum a esta minha tese é a que os clubes do interior seriam desestimulados, pois muitos deles ficariam fora da série A. Em minha opinião, o acesso de 3 deles, pelo contrário, abriria esperanças para muitos clubes médios e tornaria também muito disputado – e interessante – o campeonato da série B. E este interesse acabaria trazendo, como é lógico, maiores cotas das televisões e maiores públicos aos estádios.
Em suma, quase todos acabariam lucrando. Perdendo, talvez, só alguns cartolas que, ao menos num primeiro momento, teriam suas bases eleitorais do interior abaladas e poderiam perder, conseqüentememte, seus cargos. Coisa que, aqui entre nós, não provocaria nenhum prejuizo para o futebol…