A contratação de Pato pelo Corinthians oferece ao técnico Tite um interessante dilema tático: como escalá-lo?
Em minha opinião, as soluções são duas. Uma, do ponto de vista tático a mais simples pois não obriga a mexer em nada, é colocar em disputa Emerson e Pato e escalar quem estiver melhor. Aliás a este respeito é interessante lembrar uma declaração de Emerson, feita dias atrás, avisando, obviamente em tom amistoso mas nem por isso menos claro, que “no Corinthians não existe dono de um lugar, joga quem estiver melhor”. Aí caberia a Tite decidir, quem sabe vez por vez, quem dos dois deve começar como titular. O que não impediria uma substituição ao longo da partida.
A outra solução, no papel muito interessante pois aumentaria o poder ofensivo do time, seria escalar juntos os três, isto é Guerrero, Emerson e Pato, com Guerrero enfiado na frente e os outros dois um pouco mais atrás, prontos a se enfiarem em diagonal rumo ao gol. Isto, porém, enfraqueceria o poder de marcação do time, que tem tido, exatamente no reduzidissimo número de gols sofridos, seu ponto alto e a garantia de bons resultados, mesmo frente a adversários tecnicamente mais qualificados.
Qualquer seja a solução que Tite vai adotar, vai ser muito interessante ver este novo Corinthians, com uma opção ofensiva à mais. Coisa que, porém, só vai acontecer quando o departamemnto médico do alvinegro der o ok para a escalação de Pato.
Como escalar Pato?
Anterior