Tinha muita curiosidade em andar no primeiro carro pequeno fabricado pela Toyota aqui no Brasil, até mesmo pela excelente impressão que me tem deixado, através dos anos, as sucessivas séries do Toyota Yaris usado muitas vezes na Itália. E a positiva expectativa se confirmou : este Etios é um bom carro.
Entrando em detalhes, pode-se dizer que sua suspensão está bem adequada às condições de fora-de-estrada representadas pelo calamitoso estado em que se encontram as ruas de São Paulo sem por isso perder em estabilidade. A freagem é normal, bem como a precisão da direção, ambas perfeitamente adequadas ao que o carro se propõe.
Um capítulo à parte é o motor que, nesta versão de tope testada, é o 1.5 de 92 cv (com álcool são 96 cv) a 5.600 rpm com um torque máximo de cerca 13,8 kgm a 3.100 rpm. O que importa, contudo, é que boa parte deste torque já está disponível em rotação bem inferior, o que dá, ao motorista comum, a sensação de dispor de uma potência superior à real. Isso, somado à correta escolha das relações de marchas do câmbio de 5 marchas, de engates precisos e suaves, confere ao Etios uma dirigibilidade muito agradável. E as fáceis retomadas de velocidade, que impressionam sempre o motorista, são a prova cabal disso. Aliás, se quisermos, rapidamente embora, entrar em detalhes técnicos, pode-se dizer que isto era já previsivel observando as diferenças entre os motores 1.3 e 1.5, este último mantendo o mesmo diâmetro de cilindros do irmão menor mas aumentando o curso do pistão, o que facilita a obtenção de um bom torque em baixas rotações.
Completando as impressões ao dirigi-lo, deve-se destacar que a pressão indicada para as rodas de 15 polegadas que equipam esta versão de luxo, nada menos que 32 psi, deve ser entendida para a situação de carga total (5 pessoas + bagagens). Rodando só com duas e sem bagagem, a pressão pode ser tranqüilamente reduzida para (pelo menos) 28 psi, conferindo ao carro uma conforto bem superior.
Quanto ao estilo, a mim agradou, mas esta é uma questão de gosto puramente pessoal. E internamente alterna soluções inteligentes, como o grande número de vãos para guardar coisas, o bom e eficiente ar condicionado. os tapetes presos ao chão por botões e o acionamento à distância da tampa do tanque de combustível, por exemplo, a outras nem tanto, como, por exemplo, o acionamento manual dos espelhos retrovisores externos.
Uma última consideração diz respeito ao preço. A R$ 42.790 a Toyota claramente aposta, nesta versão de tope, na confiança de seu nome e no alto valor de revenda de seus produtos. A resposta, como de hábito, caberá ao mercado…
Para quem, porém, busca sobretudo preço, a Toyota oferece uma versão de entrada, com o motor 1.3 de 84 cv (90 com álcool) e torque cerca de 1 kgm menor, sempre a 3.100 rpm. Esta versão naturalmente renuncia a muita coisa dos irmãos mais luxuosos, desde o ar condicionado (só tem ar quente) até o acionamento elétrico dos vidros, à direção elétrica progressiva ao ABS no sistema de freios, e por aí afora. Mas conserva as qualidades básicas do Etios e representa uma válida opção, ao preço de R$ 29.990 reais.
Toyota Etios, um bom carro
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