Quem vai à Itália pela primeira vez, fica geralmente ansioso para manter contato com os familiares que ficaram no Brasil. E, se não tiver cuidado e um mínimo de conhecimento, acaba gastando uma “nota” em telefonemas internacionais. Sobretudo se usar seu celular brasileiro, que passa a atuar em “roaming”.
Para evitar isso, eu tenho duas sugestões. A mais simples é levar um lap-top, ou até mesmo um telefone moderno que possa acessar a internet, e falar pelo Skype. Nem sempre funciona perfeitamente, mas geralmente quebra o galho.
A outra opção, que funciona perfeitamente, é comprar, uma vez na Itália, um celular. Pode ser o mais barato que encontrar. O importante é adquirir junto um crédito para fazer ligações para o exterior. Com 10 euro, por exemplo, você pode falar uma vez por dia, por vários minutos, durante um mês. Mas atenção, esta não é a tarifa normal, peça sempre um plano especial, a custo reduzido. Eu mesmo fiz isso, em setembro, e fiquei muito satisfeito em poder telefonar e bater papo calmamente, sem me preocupar com o relógio. E descobrir, ao terminar uma ligação de mais de 10 minutos, que tinha gasto menos de 2 euro, isto é cerca de 5 reais..
Acredite, vale a pena…