O que vale – tecnicamente e moralmente – o Chelsea hoje ? Esta é uma pergunta à qual pouquíssimas pessoas poderiam responder hoje, com conhecimento de causa. Pois a situação do clube londrino, que tem o rico Abramovich como dono, apresenta várias facetas diversas e opostas.
A começar pela infeliz troca de técnico, com Di Matteo, querido pelo elenco, substituído por Benitez, um personagem que a torcida abomina em função das virulentas polêmicas criadas na época em que ele dirigia o Liverpool e que, como se não bastasse, nem mesmo conta com a simpatia dos principais jogadores.
A isto deve-se somar a super-valorização do elenco, feita por Abramovich, que não entendeu a épica conquista da Champions League ter sido um feito único e irrepetivel, pois o Chelsea não tem time para, em dois jogos, deixar ao Barcelona a miseria de 1 só ponto (os londrinos venceram em casa e empataram no Nou Camp). Um elenco que, ainda por cima, logo perdeu seu goleador, aquele Drogba que, já em final de carreira, inteligentemente resolveu monetizar seu momento mágico e foi para a China aumentar ainda mais sua fortuna pessoal.
Assim o Chelsea que começou a atual temporada não tinha a menor condição de manter-se no nível que seu dono entendia ter alcançado, e a volta à realidade provocou a troca de técnico.
Em minha opinião, agora são dois os cenários possíveis. Enquanto a torcida continua fazendo força para que Benitez seja despedido o quanto antes, o elenco pode sabotar seu trabalho e, com uma clara derrota frente ao Corinthians (isto se não for eliminado antes pelo Monterrey, hipótese um tanto dificil mas não impossível) levar Abramovich a mudar novamente de técnico. Ou então o grupo pode se unir, como fez quando foi demitido Villas Boas e substituído por Di Matteo, tentar ganhar o Mundial e aí chegar ao dono e colocar a situação : nós fizemos nossa parte, agora faça a sua e mande embora Benitez.
Uma primeira resposta a esta dúvida, a teremos já 5.a feira…
Chelsea, um enigma
Anterior