Para quem imaginava que o GP dos Estados Unidos seria a repetição das últimas corridas, com Vettel largando na frente e logo acumulando uma vantagem suficiente para controlar a prova até a bandeirada, o novo circuito de Austin reservou uma grata surpresa. Não apenas Vettel não conseguiu fugir de Hamilton, como teve que lutar com ele até que, na segunda metade do GP, foi ultrapassado, após uma luta que se prolongou por várias voltas. Uma luta limpa e bonita, em que os dois rivais mostraram toda sua categoria.
Com Hamilton e Vettel cerca de meio minuto à frente, só restou a Alonso, que tinha largado em sétimo, manter o terceiro lugar conquistado com muito esforço na pista e reduzir para apenas 3 pontos o prejuízo em relação ao líder do campeonato, que agora soma 13 pontos de vantagem. Uma vantagem que vai permitir-lhe, aqui em Interlagos, no próximo domingo, visar apenas e tão somente o quarto lugar, suficiente para dar-lhe o tri-campeonato mesmo que Alonso ganhe o GP do Brasil.
Este GP dos Estados Unidos colocou em destaque também o companheiro de Alonso, o brasileiro Massa que, obrigado a largar em décimo-primeiro lugar, fez uma corrida excelente e terminou em quarto. Uma colocação que dá continuidade à sua boa campanha nesta segunda parte do campeonato e que representa um incentivo a um desempenho ainda melhor em 2013. Desde que, como é lógico, a Ferrari consiga apresentar um carro com desempenho, se não superior, pelo menos à altura de Red Bull e McLaren, seus principais concorrentes.