Os dois dias de treinos para o GP de Abu Dahbi indicaram claramente no inglês Hamilton o favorito para a vitória neste domingo.
O piloto, que ao final da temporada deixará a McLaren para enfrentar um apaixonante desafio na Mercedes, foi o mais rápido no conjunto dos treinos e largará na pole, tendo a seu lado Webber, que desta feita ficou à frente de Vettel e, de certa forma, desmentiu a lenda de que não se encontra à vontade neste circuito. Mas Vettel, que conseguiu o terceiro tempo no treino decisivo, tem como objetivo maior nem tanto vencer este GP como chegar à frente de Alonso, que obteve apenas o sétimo tempo e ficou a cerca de meio segundo de seu rival. E assim Vettel poderia aumentar sua atual vantagem sobre Alonso, que é de 13 pontos. Mas o fato de ter sido desclassificado, e largar da pit-lane, torna extremamente dificil esta tarefa, embora iso permita aos técnico da Red Bull modificar o set-up do carro para uma corrida de recuperação.
A disputa da pole mostrou que a McLaren, embora comparativamente renda nelhor com os pneus médios, acabou conseguindo um bom balanceamento também com os macios, com os quais todos os primeiros largarão. E deixa no ar a possibilidade de, após o pit-stop (acredita-se seja apenas um), quando mudar para os pneus médios, poder ser ainda mais rápido que seus adversários.
No fim da história, para a Ferrari, que utilizou os três primeiros treinos deste fim-de-semana exclusivamente para testar as novidades aerodinâmicas que tinham sido desenvolvidas satisfatoriamente no tunel de vento, ficou a amarga constatação de estar ainda atrás da Red Bull. E assim tornar quase impossível a tentativa de Alonso disputar o título mundial com Vettel.
Hamilton, o favorito
Anterior