Ainda faltam 3 rodadas ao término do campeonato, mas o Fluminense já conquistou, por antecipação, o título. E o fez com pleno merecimento, sendo suficiente observar as marcas numéricas de sua defesa, de seu ataque e de Fred, seu grande artilheiro. Mas independentemente desses aspectos estatísticos, foi a imagem de um time coeso, que nunca deixou de acreditar nas próprias chances, a ficar marcada ao longo do campeonato.
Mesmo quando o Fluminense se encontrou frente a dificuldades insperadas, como aconteceu domingo em Presidente Prudente, ao ver o Palmeiras, que já parecia vencido, encurrala-lo em seu campo, chegar a um imprevisto empate e só não virar de vez o resultado graças a uma extraordanária defesa de Cavalieri num chute a queima-roupa, o time carioca não perdeu o rumo. Defendeu-se como lhe foi possivel, até retomar o domínio do meio de campo e chegar à vitória consagradora.
Disso tudo, o que me causa estranheza, é o esquecimento, por parte do técnico Mano Menezes, de Cavalieri e Fred quando se trata de convocar a seleção brasileira. Pois Cavalieri é, em minha oponião, o melhor goleiro do campeonato e Fred ratificou sua condição de artilheiro. Quem sabe esses esquecimentos possam ser consertados em breve…