O jogo de amanhã entre Brasil e Colômbia merece ser visto com atenção, pois poderá dar novas indicações sobre o que o técnico Mano Menezes pretende, sobretudo do ponto de vista tático, da equipe sob seu comando.
Colômbia tem uma boa seleção, com apreciável toque de bola , e como se trata de um amistoso não deveremos ter (ao menos assim espero) lances mais bruscos. Pois, quem mais quem menos, dependendo da condição de titular ou reserva nos respectivos clubes, muitos jogadores estão empenhados numa fase importante dos campeonatos europeus, tanto no âmbito nacional como internacional, que estão disputando.
Além das inevitáveis polêmicas que toda convocação desperta, o jogo mostrará qual o grau de comprometimento de Mano Menezes com seu grupo. E, a este respeito, lembro uma pergunta que fiz ontem a Muricy Ramalho, nos estúdios da Jovem Pan, acerca da conveniência ou não, pouco antes da Copa, de convocar jogadores que estejam se sobressaindo clamorosamente no panorama nacional. E Muricy não se fez de rogado para responder que “se um jogador estiver arrasando, é interessante convocá-lo. Sobretudo se o titular que ele iria eventualmente substituir não estiver em boa fase”. Uma resposta inteligente, que espero possa representar também o pensamento de Mano Menezes…