Eu tenho sempre aconselhado, para quem vai à Itália em férias, a escolha do carro alugado como meio de transporte. Isso pela mobilidade e independência que ele proporciona em relação ao trem.
Mas existem situações e trajetos em que o trem é preferível. As situações dizem respeito ao inverno, quando as dificuldades de trafego (neve, chuvas torrenciais, etc.) tornam o trem mais rápido e bem mais seguro.
E os trajetos valem para qualquer estação, inclusive o verão. Assim, por exemplo, para ir de Firenze a Bologna, o trem de alta velocidade gasta apenas 37 minutos enquanto um carro, mesmo superando os limites de velocidade permitidos, não leva menos de 1 hora e 10 minutos. E o mesmo vale para trechos mais longos, se atentarmos que a viagem Milano – Roma, no trem de alta velocidade, leva 2 horas e 59 minutos. Enquanto um carro não faz este mesmo percurso em menos de 4 horas e meia, e isto arriscando-se a ser multado por excesso de velocidade. Para quem não conhece a estrada, então, pode contar tranquilamente com umas 6 horas de viagem. Além da tranquilidade que o trem proporciona, existe ainda a possibilidade de diversão, repouso e boa alimentação a bordo. Coisa que, com o carro, se torna praticamente impossível…
A Itália de trem
Anterior