Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Vettel, o favorito na Coréia

por Claudio Carsughi 13/10/2012
por Claudio Carsughi 13/10/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Os dois dias de treinos para o GP da Coréia, a ser disputado na madrugada deste domingo, tem no atual bi-campeão, o alemão Vettel, seu favorito. Isto graças à superioridade demonstrada pelo Red Bull em relação a todos seus adversários, a começar pelo ainda líder do mundial, o espanhol Alonso com sua Ferrari.
Esta situação, por sinal, era esperada, pois seria muito difícil, para qualquer equipe, introduzir modificações em seus carros nos poucos dias que separam os dois GPs, o do Japão, domingo passado, e o da Coréia, este domingo. Lá em Suzuka Vettel teve uma superioridade clamorosa, já em relação ao segundo colocado, o brasileiro Massa com Ferrari, permitindo a seu box, a partir da 10.a volta, pedir-lhe para reduzir o ritmo. O fato dele não ter obedecido às ordens do box, quase até as voltas finais, não muda a situação.
O que mudou, do Japão para a Coréia, foi apenas o acerto dos carros, para adapatar-se, da melhor forma possível, às diferenças entre os dois circuitos. Na Coréia temos dois setores iniciais de alta velocidade, que portanto exigiriam reduzida carga aerodinâmica, e um terceiro bem sinuoso, parecido com um circuito de rua, como Monaco, por exemplo, onde seria indicado ter-se uma elevada carga aerodinâmica, de forma a obter a necessária aderência, sobretudo em saidas de curvas. Assim o acerto do carro deve ser um compromisso entre essas duas necessidades, e o melhor compromisso foi até aqui apresentado pela Red Bull de Vettel que, sem ser inferiorizado nos dois primeiros trechos, consegue ser bem mais veloz que os adversários no terceiro. O que lhe permite ter, no computo geral da volta, uma significativa vantagem.
A única surpresa, no fundo, foi o fato do companheiro de Vettel, o australiano Webber, ter-lhe “roubado”, nos instantes finais do treino decisivo, a pole-position que o alemão pensava já ser sua. Mas não acredito que, no GP, WEebber consiga ficar à frente de Vettel…

AlonsoFerrariHamiltonMcLarenRed BullVettelWebber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
O caixão já fechou
Próximo
Vettel rumo ao tri e Massa renasce

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025
  • 2

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?