Muita gente ficou surpresa no momento em que a Ferrari praticamente deixou livre Sergio Perez e decidiu ficar com Massa. O mexicano é considerado um dos pilotos mais interessantes da nova geração e sua inclusão na “Ferrari Drivers Academy” parecia abrir caminho para um seu futuro em Maranello. Na verdade aquilo tinha sido mais uma troca de favores com o bilionário mexicano Carlos Slim, que faz parte da direção do patrocinador da Ferrari, e desejava dar uma melhor oportunidade a seu pupilo.
Aí a Ferrari teve ampla oportunidade de “estudar” Perez através a telemetria e, pelo visto, decidiu não dar-lhe maiores oportunidades. Em que pese, por exemplo, seu brilhante desempenho na Malásia disputando posição com Alonso.
A ideia que me ocorre foi a dificuldade da Ferrari oferecer a Perez um contrato de alguns anos por estarem bem mais adiantadas do que se pensa as negociações para levar Vettel a Maranello em 2014. É uma hipótese que me parece dotada de certa lógica…a menos que a Ferrari tenha querido evitar um clima polêmico com Alonso já em 2013. Pois Perez demonstrou um certo “nariz empinado” que teria dificultado sua inclusão no team…e isto, claramente, por coerência, vetaria também a contratação de Vettel no ano seguinte.