Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Só Alonso não dá

por Claudio Carsughi 25/09/2012
por Claudio Carsughi 25/09/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Analisando com calma do GP de Singapura, tecnicamente o mais difícil para a atual Ferrari, que tem claros problemas de tração em saídas de curvas, pode-se entender que, na ótica de Maranello, o pior já passou. Pois somente os circuitos da Coreia e de Abu-Dahbi tem características um pouco semelhantes. Mas isso não significa que o título esteja bem perto de Alonso pois os últimos GPs, talvez com exceção de Monza, mostraram os carros vermelhinhos inferiorizados frente a McLaren e Red Bull. Para sorte da Ferrari, uma vez é a McLaren a estar melhor, outra é a Red Bull, pelo que a divisão de pontos entre seus adversários acaba favorecendo Alonso, cujo direto perseguidor parece brincar de mudar a cada corrida.

O problema de falta de tração em saída de curva a Ferrari pensou, face aos positivos resultados obtidos em tunel de vento, ter finalmente resolvido. E levou a nova asa traseira para Cingapura onde, na prova real, com o circuito, viu-se logo que não trazia os progressos esperados. Assim teve que disputar o GP com alguns aperfeiçoamentos aerodinâmicos de pequeno porte e sofreu a superioridade técnica de McLaren e Red Bull.

O outro problema que aflige a Ferrari praticamente desde o início do campeonato é a falta de velocidade máxima, o que freqüentemente obriga os técnicos a diminuir a carga aerodinâmica para ganhar alguns km/h nas retas. Mas esse recurso, além de tornar mais difícil a pilotagem do carro nos setores com curvas, acaba desgastando mais rapidamente os pneus, num círculo vicioso que, por sinal, tem criado mais problemas a Massa do que a Alonso, em função das diferentes características de pilotagem dos dois.

Assim fica claro, e as declarações do diretor esportivo Domenicali vão nesse sentido, que a engenharia da Ferrari deve trabalhar para colocar o carro no mesmo patamar dos rivais e não obrigar Alonso a correr sempre no limite. Situação em que Massa não consegue ajuda-lo, tirando pontos dos adversários, e o erro está sempre à espreita.

A única vantagem de Alonso é que tanto McLaren como Red Bull, provavelmente como conseqüência de um desenvolvimento exasperado e sem tempo para muitos testes, perderam um pouco de confiabilidade. Coisa que tem sido o ponto forte da Ferrari e pode ser decisivo na luta pelo título.

AlonsoconfiabilidadeDomenicaliFerrariMcLarenRed Bull
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
A cidade de Milão futebolisticamente no caos
Próximo
Ganso estaria “bichado” ?

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

    05/06/2025
  • 2

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?