Adrian Newey é um técnico muito inteligente, vários críticos entendem ser ele o melhor de todos, uma espécie de Pelé dos engenheiros automobilísticos. E é forçoso reconhecer que várias vitoriosas temporadas da Red Bull ultimamente e de outras equipes antes foram devidos a seus projetos de vanguarda. Projetos que, várias vezes, aproveitaram brechas dos regulamentos para levar vantagem. Como foi o caso dos difusores “soprados”, que acabaram sendo proibidos mas que, antes disso, deram um título mundial à Red Bull.
Estas considerações devem ser feitas agora que o projeto da Red Bull edição 2012 apresenta um grave problema, que aparece especialmente quando a temperatura é muito elevada. Nestas condições, como aconteceu em Monza, o alternador pifa. E, antes que isto acarrete problemas mais graves, o box é obrigado a parar o carro. No sábado isso se verificou no carro de Vettel, e a solução encontrada por Newey foi trocar a proteção térmica do cabo do alternador, para garantir seu normal funcionamento. No GP isto funcionou durante certo tempo, mas depois deixou Vettel a pé e permitiu a Hamilton e Raikkonen supera-lo na classificação do mundial.
De uma forma geral, a característica de todos os projetos de Newey é miniaturizar a maior parte dos componentes, para reduzir pesos e ocupar menos lugar,o que permite obter melhores formas aerodinâmicas. Mas esta forma de “puxar” ao extremo o projeto torna eventualmente difícil modificar um componente se isto se revelar depois, na pista, necessário. E o caso do alternador parece simbolizar claramente isto…