Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Os problemas da Red Bull

por Claudio Carsughi 13/09/2012
por Claudio Carsughi 13/09/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Adrian Newey é um técnico muito inteligente, vários críticos entendem ser ele o melhor de todos, uma espécie de Pelé dos engenheiros automobilísticos. E é forçoso reconhecer que várias vitoriosas temporadas da Red Bull ultimamente e de outras equipes antes foram devidos a seus projetos de vanguarda. Projetos que, várias vezes, aproveitaram brechas dos regulamentos para levar vantagem. Como foi o caso dos difusores “soprados”, que acabaram sendo proibidos mas que, antes disso, deram um título mundial à Red Bull.

Estas considerações devem ser feitas agora que o projeto da Red Bull edição 2012 apresenta um grave problema, que aparece especialmente quando a temperatura é muito elevada. Nestas condições, como aconteceu em Monza, o alternador pifa. E, antes que isto acarrete problemas mais graves, o box é obrigado a parar o carro. No sábado isso se verificou no carro de Vettel, e a solução encontrada por Newey foi trocar a proteção térmica do cabo do alternador, para garantir seu normal funcionamento. No GP isto funcionou durante certo tempo, mas depois deixou Vettel a pé e permitiu a Hamilton e Raikkonen supera-lo na classificação do mundial.

De uma forma geral, a característica de todos os projetos de Newey é miniaturizar a maior parte dos componentes, para reduzir pesos e ocupar menos lugar,o que permite obter melhores formas aerodinâmicas. Mas esta forma de “puxar” ao extremo o projeto torna eventualmente difícil modificar um componente se isto se revelar depois, na pista, necessário. E o caso do alternador parece simbolizar claramente isto…

Adrian NeweyalternadorRed Bull
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Italia mudou tática e venceu
Próximo
Scolari na seleção ?

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

    03/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?