Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

O fim de um ídolo

por Claudio Carsughi 30/09/2012
por Claudio Carsughi 30/09/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Quando Schumacher festejou, no pódio de Monza, seu sétimo título mundial e quinto consecutivo pela Ferrari, provavelmente não pensou como seria o momento em que decidisse abandonar a Fórmula 1. E quando deixou as pistas, foi por decisão própria, já que a Ferrari não ousaria manda-lo embora. Muito pelo contrário, quando necessitou de alguém para substituir temporariamente Felipe Massa, acidentado, o presidente Montezemolo logo pensou no alemão. Que, porém, não aceitou a ideia da clamorosa volta.

Mais tarde, porém, após ter tentado, sem exito, repetir nas motos o sucesso da F1 (muito pelo contrário, caiu e se machucou com certa gravidade), acabou encampando a ideia da Mercedes. A grande equipe alemã, com ele como piloto de ponta e com seu amigo Ross Brown na parte diretiva, foi um projeto que o fascinou. E que Schumacher acreditou daria certo.
Nas pistas, porém, as coisas não correram como ele sonhou. Três anos, nenhum resultado de relevo, freqüentes derrotas para o companheiro Nico Rosberg que, no projeto, seria apenas o fiel escudeiro, como tinham sido Irvine, Barrichello e Massa na Ferrari. E agora, o pior. A Mercedes o liquida, como algo que não serve mais, substituindo-o com Hamilton.
Pior do que isso, não lhe reserva nem mesmo um lugar de conselheiro, supervisor ou coisa parecida. Para dar um jeito no time, e colocar pressão em todo mundo, a começar por Ross Brown, chama o veterano Niki Lauda. Que será na Mercedes o que sempre desejou ser na Ferrari, e que, na época, a escolha de Jean Todt como líder em Maranello impediu fosse concretizada.
Fica então a dúvida : como teria sido seu futuro, se tivesse ficado de vez longe das pistas, após deixar a Ferrari ?

BarrichelloFerrariHamiltonIrvineLaudaMassaMercedesRosbergSchumacherTodt
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Massa fica e os outros saem…
Próximo
Arbitragens, problema universal

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?