Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Massa fica e os outros saem…

por Claudio Carsughi 29/09/2012
por Claudio Carsughi 29/09/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A dança das cadeiras na F1, em que muitos meus colegas italianos e de outros cantos do mundo apostavam na saída de Massa da Ferrari para começar a mexer o mosaico, começou de forma totalmente diferente. Foi Hamilton que, três dias atrás, avisou de forma definitiva a McLaren de que não ficaria na equipe. E esta, que já tinha na manga do colete a solução alternativa, apressou-se em fechar com Perez para formar dupla com Button. Ou, mais claramente, a ser o segundo do inglês, ao menos por enquanto…salvo demonstrar nas pistas uma eventual superioridade que eu neste momento não lhe reconheço mas que poderia perfeitamente acontecer se Button não souber aproveitar a oportunidade que lhe é oferecida num prato dourado.

A ida de Hamilton para a Mercedes obedece a uma lógica para mim clara e evidente. Ele quer demonstrar a todos (e principalmente a Ron Dennis) que tem condições de repetir, na Mercedes, o que Schumacher fez na Ferrari ao sair da vitoriosa Benetton. Não é uma simples concidência, aliás, que Hamilton encontre na Mercedes aquele mesmo Ross Brown que foi um dos principais colaboradores do piloto alemão no seu pentacampeonato na Ferrari. Repetir sucesso semelhante, mesmo que não sejam cinco títulos mundiais seguidos, seria a consagração de Hamilton. E este é o desafio que ele resolveu encarar : ir para uma equipe famosa, mas que ainda não ganhou nada nesta sua volta à F1 após os triunfos de mais de meio século atrás, e fazê-la voltar ao degrau mais alto do pódio. Se vai ter êxito nesta difícil e arriscada empreitada, só o futuro poderá dizer…

Por fim, para a Ferrari deixar ir para a McLaren um piloto que estava na sua área de ação, representa, em minha opinião, a clara opção de ficar mais um ano com Massa. E deixar para meados de 2013 os projetos para o ano seguinte…

FerrariHamiltonMassaMcLarenMercedesPerez
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Toscana : lugares encantadores
Próximo
O fim de um ídolo

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3