Neste fim de semana teremos o GP de Cingapura e, por seu traçado, entendo torna mais fácil a ocorrência de disputas que podem provocar punições por parte dos comissários da FIA. E como um simples “drive-through” pode decidir a corrida, pois é um dos mais demorados de todo o mundial, fui rever as decisões tomadas até aqui.
Embora pensasse nisso, confesso que fiquei perplexo com o número de punições amealhadas por Maldonado, Foram nada menos que 9, dos quais apenas 3 não são devidos á sua forma de pilotar, já que se tratou de trocas de câmbio. Nas outras 6 vezes em que foi punido, nada menos em 4 oportunidades tratou-se de “direção perigosa”, em outra ocasião foi punido com o “drive-through” e na outra ainda foram somados mais segundos à sua classificação ao final de um GP. Se lembramos que, nesta classificação dos “maus”, aparece em segundo lugar Perez, com apenas 4 penalizações, das quais a metade por troca do câmbio e apenas uma por “direção perigosa”, é fácil concluir que algo está errado com o venezuelano.
De toda forma, é clamorosa a comparação com Grosjean, punido apenas uma vez pelos comissários da FIA pelo incidente de Spa, logo na largada, que poderia ter tido conseqüências fatais para Alonso. No fundo, o “peso” das muitas trapalhadas de Maldonado seja inferior à única – e terrivel – “trapalhada” de Grosjean. É um caso a ser pensado e, talvez, repensado…