O treino de classificação para o GP de Cingapura, em programa neste domingo, deixou claro o favoritismo de Hamilton e sua McLaren para a vitória. Uma vitória que, se alcançada, seria a quarta consecutiva da equipe e colocaria Hamilton, no mundial, ainda mais perto do líder Alonso,
Se Hamilton impressionou a todos com uma volta voadora, que deixou a distâncias estratosféricas todos os demais, Vettel, de certa forma, decepcionou quem dele esperava um claro domínio, a exemplo do que os primeiros treinos tinham indicado. Ficar a mais de 6/10 de Hamilton, e, ainda por cima, atrás 1/10 de Maldonado, não estava certamente em seu programa nem dos da Red Bull, que ainda viu Webber apenas em sétimo lugar. Assim a corrida poderia se transformar num exito retumbante para a Mclaren, sobretudo se Button conseguir ficar á frente de Vettel e de Alonso. Um desfecho, aliás, perfeitamente possível.
Para Alonso, o objetivo maior será limitar o prejuizo, quem sabe obtendo o terceiro degrau do pódio, tarefa que parece ser o máximo a que pode aspirar o lider do mundial. De qualquer forma a disputa promete muitas emoções e o desgaste dos pneus super-macios, sobretudo na condição de carga total (calcula-se em 160 kg a gasolina a ser colocada nos tanques) que envolve os 8 primeiros colocados no grid poderá ser decisivo. Não foi atoa que a Mercedes resolveu desistir de lutar por melhores colocações, economizando pneus super-macios e podendo largar com os macios. Quem sabe trate-se de uma tática feliz…
Com relação dos dois brasileiros, Senna pagou por tocar com a suspensão traseira no guard-rail e larga em 17° enquanto Massa, queixando-se do desgaste dos pneus no último trecho do circuito, não foi além do 13° lugar. Ambos, naturalmente, largarão com pneus macios e isto poderá oferecer-lhes uma interessante opção tática.
Um último assunto é o elevado desgaste dos freios, com 16 fortes freadas por volta e discos de freios que terão temperaturas oscilando entre 600 e 1.100 centígrados. Um disco Brembo, por exemplo, que pesa menos de 1 kg, com um diâmetro de 278 mm e 28 mm de espessura, será submetido a uma dura prova.