O GP da Bélgica, a ter lugar neste domingo, será, na verdade, a soma de duas corridas distintas. De um lado os vários Button (McLaren), Kobayashi (Sauber-Ferrari), Maldonado (Williams-Renault), Raikkonen (Lotus-Renault) e até Perez (Sauber-Ferrari) disputando, sem maiores preocupações, a vitória e o pódio. O que é indício certo de muita luta e acirrdissimas disputas, sem exagerado cuidado em evitar uma eventual batida.
De outro, Alonso (Ferrari), Hamilton (McLaren), Vettel (Red Bull) e Webber (Red Bull) correndo tendo em mente somar pontos para o campeonato. Sem que isso queira dizer que nenhum deles vai pensar em vitória, muito pelo contrário, se for possível, os 25 pontos do primeiro lugar serão arduamente perseguidos. Mas sem fazer loucuras que possam por em risco a chegada ao final do GP.
Aliás, a disputa do grid de largada, ocorrida neste sábado, após um único treino para acertar os carros pela manhã, já que na sexta-feira as chuvas atrapalharam todos, mostrou claramente a diferença entre os que estão disputando o título e os que, fora dessa luta, buscam os exitos do dia a dia. Luta essa última que, em alguns casos, como notadamente os de Massa e Senna, envolve também um eventual contrato para 2013. Coisa que um bom desempenho, e uma boa classificação, podem ajudar bastante a conseguir.