Nunca tinha acontecido, na centenária história do campeonato italiano, que os dois times de Milão estivessem contemporaneamente em tão má fase já no início da temporada. É bem verdade que se trata de dois times que foram muito modificados em relação à temporada anterior, o Milan, por exemplo, vendeu seus dois melhores jogadores (Ibrahimovic e Thiago Silva) para fazer caixa Além de não ter renovado o contrato do experiente Seedorf..
A Inter, por seu lado, tem jogadores, como os argentinos Samuel e Zanetti, que começam a acusar o peso dos anos, além de ter deixado livre outro defensor, o brasileiro Lucio que foi para a Juventus. E, ainda por cima, vendeu outros dois brasileiros, o goleiro Julio Cesar (único que foi substituito à altura, com Handanovic) e Maicon, que ainda não encontrou substituto na lateral direita. Assim o jovem técnico Stramaccioni, chamado a dirigir a equipe principal no meio da temporada passada, teve que inventar uma nova defesa. E os resultados tem sido amplamente negativos, a ponto da Juventus já ter conseguido, em apenas 4 rodadas, isolar-se na liderança do campeonato.
Ontem, por exemplo, o Milan foi a Udine e perdeu por 2 a 1 enquanto a Inter, em casa, foi derrotada por 2 a 0 pelo Siena. Por sinal, foi a primeira vitória do Siena em San Siro frente à Inter em toda a história, o que justificou a festa que os seus torcedores fizeram na volta do time à cidade.
Nesta situação, as duas diretorias garantem que manterão seus técnicos (Allegri no Milan e Stramaccioni na Inter) com vistas a um trabalho de longo prazo…mas eu, e todos os demais jornalistas italianos, temos algumas dúvidas a respeito.