A apresentação, ocorrida em Curitiba, da linha Logan – Sandero para 2013 teve, como maiores destaques, o novo motor 1.6 8 válvulas e uma versão GT do Sandero. Esta última é sobretudo uma alteração estética, por sinal bem realizada, que visa ampliar a faixa de compradores jovens. Neste sentido, o cuidado tanto com o interior como na visão externa, é marcante, e certamente ajudará a Renault a alcançar a meta de vendas que se propõe. Inclusive pelo fato de seu preço (R$ 38.470) coloca-la ao alcance de uma boa parte do público que por ela pode se interessar.
Tecnicamente, porém, o grande destaque é o novo motor 1.6 8 válvulas que recebeu nada menos que 51 alterações, algumas muito importantes outra complementares mas que, no conjunto, mostram um sensível passo á frente. Em termos de potência, o motor, quando utiliza apenas etanol, passou de 95 para 106 cavalos e o torque aumentou de 14,1 para 15,5 mkg, duas marcas que dizem bem do acerto das modificações efetuadas.
Essas modificações tiveram como meta de um lado a redução de peso e do outro a diminuição dos atritos internos, coisa essa bem clara, por exemplo, ao se examinar os novos pistões. E tiveram também um incremento da taxa de compressão, que passou de 9,5:1 para 12,2:1, com consequente modificação da junta do cabeçote, entre outras. Além de um progresso na taxa de enchimento do motor, que ganhou cerca de 4 pontos percentuais. De acordo com a Renault os resultados práticos foram uma diminuição de consumo da ordem de 10% em uso urbano e 5% em utilização em estrada, e um incrmento do desempenho. E deve-se ainda lembrar a modificação no sistema de partida a frio que agora, com um novo injetor, não mais requer o tanque de gasolina suplementar.
O resultado global desse trabalho é sentido na dirigibilidade do carro, que ganhou em elasticidade, coisa observada principalmente em uso urbano, o que agrada bastante ao motorista. Pelo resto, as demais características mecânicas (respostas da direção, peso da embreagem, estabilidade, espaços de frenagem, etc.) não mostraram alterações digna de nota. E confirmaram que a linha Logan – Sandeiro cumpre o que promete no momento da compra.