Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Renault

Novo motor da Renault

por Claudio Carsughi 28/08/2012
por Claudio Carsughi 28/08/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A apresentação, ocorrida em Curitiba, da linha Logan – Sandero para 2013 teve, como maiores destaques, o novo motor 1.6 8 válvulas e uma versão GT do Sandero. Esta última é sobretudo uma alteração estética, por sinal bem realizada, que visa ampliar a faixa de compradores jovens. Neste sentido, o cuidado tanto com o interior como na visão externa, é marcante, e certamente ajudará a Renault a alcançar a meta de vendas que se propõe. Inclusive pelo fato de seu preço (R$ 38.470) coloca-la ao alcance de uma boa parte do público que por ela pode se interessar.

Tecnicamente, porém, o grande destaque é o novo motor 1.6 8 válvulas que recebeu nada menos que 51 alterações, algumas muito importantes outra complementares mas que, no conjunto, mostram um sensível passo á frente. Em termos de potência, o motor, quando utiliza apenas etanol, passou de 95 para 106 cavalos e o torque aumentou de 14,1 para 15,5 mkg, duas marcas que dizem bem do acerto das modificações efetuadas.

Essas modificações tiveram como meta de um lado a redução de peso e do outro a diminuição dos atritos internos, coisa essa bem clara, por exemplo, ao se examinar os novos pistões. E tiveram também um incremento da taxa de compressão, que passou de 9,5:1 para 12,2:1, com consequente modificação da junta do cabeçote, entre outras. Além de um progresso na taxa de enchimento do motor, que ganhou cerca de 4 pontos percentuais. De acordo com a Renault os resultados práticos foram uma diminuição de consumo da ordem de 10% em uso urbano e 5% em utilização em estrada, e um incrmento do desempenho. E deve-se ainda lembrar a modificação no sistema de partida a frio que agora, com um novo injetor, não mais requer o tanque de gasolina suplementar.

O resultado global desse trabalho é sentido na dirigibilidade do carro, que ganhou em elasticidade, coisa observada principalmente em uso urbano, o que agrada bastante ao motorista. Pelo resto, as demais características mecânicas (respostas da direção, peso da embreagem, estabilidade, espaços de frenagem, etc.) não mostraram alterações digna de nota. E confirmaram que a linha Logan – Sandeiro cumpre o que promete no momento da compra.

CuritibalançamentoLoganmotornovo motorRenaultSandero
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
São Paulo quebra tabú
Próximo
Palmeiras, tarefa dificil mas não impossível

Você também pode gostar...

Boreal é o novo SUV médio da Renault que chegará ao Brasil ainda esse ano

Renault respalda retorno ao Brasil da Geely

Renault Kwid 2026 incorpora novas versões e tem aumento de preços

Fiat Mobi e Renault Kwid: o que oferecem os carros mais baratos do país?

Renault Stepway sai de linha após 16 anos de mercado

Renault avança ao confirmar acordo com Geely no Brasil

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Boreal é o novo SUV médio da Renault que chegará ao Brasil ainda esse ano

Renault respalda retorno ao Brasil da Geely

Renault Kwid 2026 incorpora novas versões e tem aumento de preços