Sorvete é uma tradição italiana que se saboreia durante o ano todo, e não se limita, como em outros paises, ao verão. Em Firenze eu escolhi 3 sorveterias que se destacam das demais, e vou apresenta-las sem estabelecer uma relação de qualidade entre elas, pois as três são ótimas, embora cada qual com suas peculiaridades.
Começamos com a Gelateria La Carraia, na praça Nazario Sauro 25, a poucos metros do Ponte Vecchio, o que significa encontrar muitos turistas, além, como óbvio, dos “fiorentini”. Tem uma ampla escolha de gostos, será dificil não encontrar o que procura. O melhor momento para ir lá é à noitinha, após o jantar (aconselhável deixar de lado a sobremesa para melhor desfrutar do sorvete) quando a atmosfera, com o Ponte Vecchio que tem sua imagem refletida no rio Arno e os “lungarni” iluminados, é única.
Também numa posição razoavelmente central mas ligeiramente menos frequentada, a poucos metros da praça Santa Croce, encontra-se a Gelateria Vivoli, em via dell´Isola delle Stinche 7. É, provavelmente, a gelateria mais famosa de Firenze e se notabiliza pelo seu creme, um sabor realmente único, ao lado, naturalmente, de tantos outros sabores.
Finalmente, um pouco mais longe do centro (dá para ir a pé, mas de taxi é bem mais comodo), está a Gelateria Badiani, em Viale dei Mille 20, bem perto do estádio de futebol onde joga a Fiorentina.
Até alguns anos atrás era o mesmo local que conheci quando menino, recentemente foi objeto de uma restauração que a deixou mais luminosa e atraente. Os sabores são muitos, numerosos os sorvetes de frutas (feitos rigorosamente com frutas frescas, não em conserva), mas o que aconselho é o “buontalenti”, um sabor único e indescritivel. Ao lado dos sorvetes, esta é uma das melhores confeitarias da cidade (aqui também aconselho ir após o jantar, tendo eliminado a sobremesa) e um ótimo bar. Ou então à tarde, numa pausa para o café que quase sempre acaba tirando o apetite para o jantar.