Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fiat

500 Abarth : lobo em pele de carneiro

por Claudio Carsughi 03/08/2012
por Claudio Carsughi 03/08/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Receita para fazer um foguetinho. Pegue uma Fiat 500, submeta-a a uma cura Abarth, e pronto, lá estará seu carro transformado num foguetinho. Com a vantagem de não dar na vista, pelo que, se você for do tipo que gosta de surpreender os demais motoristas, terá muita e garantida diversão pela frente.
A receita Abarth começa por adicionar um turbo IHI ao motor 1.4 16 válvulas, obtendo de imediato 135 cavalos de potência a 5.500 rpm e um torque de 206 Nm (cerca de 21 kgm) a 3.000 rpm. E para quem achar isso pouco, existe a versão Abarth SS com 160 cavalos. E outra ainda mais potente, normalmente usada em competições, de 200 cavalos
Mas os 135 cavalos, tendo que levar um carro que pesa – completo – 1.035 kg, são mais do que suficientes. E garante um consumo bastante reduzido, fazendo, de acordo com as normas européias, 14 km/litro. Além de emissões contidas em 155 g/km, um resultado bem apreciável para um carro que fornece a seu feliz usuário as sensações de um veiculo realmente esportivo.
Para isso é suficiente apertar a tecla com a indicação “Sport” e imediatamente o motor passa a obedecer a um mapeamento eletrônico que privilegia o desempenho, aumenta a pressão do turbo e a carga na direção que fica mais dura e sensível. O necessário para andar rápido, colocar a 500 Abarth na trajetória desejada, usufruir de sua excelente estabilidade que parece quase a de um kart em pista. E, como complemento, o ótimo sistema de freios a disco, naturalmente de generosas dimensões e ventilados na frente, com ABS. Além de ESP, TTC (que distribui automaticamente o torque entre as rodas dianteiras em curva) e Hill Holder, entre outros detalhes. Por fim, no item segurança passiva, nada menos que 7 air-bags.
O refinamento da 500 Abarth, porém, não para por aqui. Com o sistema Blue&Me ligado ao GPS pode-se gravar, memorizar e analisar a rotação do motor, a velocidade do carro, a marcha usada, e tantos outros detalhes (se estivermos numa pista o tempo de volta, por exemplo) que nos faz imediatamente lembrar da telemetria da Formula 1.

Quanto ao conforto, ele é tipicamente esportivo. Os assentos são envolventes, seguram bem o corpo nas curvas, mas as respostas da suspensão, que foi rebaixada em relação à Fiat 500 normal e conta com barras estabilizadoras reforçadas, tanto dianteira como a traseira, são secas. E, numa cidade como São Paulo, onde as ruas são geralmente “off-road”, isto se torna ainda mais evidente. Neste aspecto, ao dirigir aqui a 500 Abarth, a comparação com a que dirigi nas auto-estradas italianas foi inevitável.
Mas que o carrinho é sensacional, não fica sombre de dúvida. Apenas para lembrar, ele atinge 205 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Nada mal, não acham ?

500 AbarthAbarthFiat 500
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Também o Uruguai eliminado
Próximo
Visão feminina do J5

Você também pode gostar...

Fiat Cronos 2026 chega levemente reestilizado a partir de R$ 104 mil

Fiat Cronos 2026 ganha leve reestilização: confira os detalhes

Rápidas do mercado: Fiat quer Grande Panda campeão de vendas e Ford revela Mustang GT manual

Fiat lança Argo 2026 com pequenas alterações; Cronos também muda

Fiat Uno 1.5 R x Ford Escort XR3: a esportividade dos anos 80

Fiat Mobi e Renault Kwid: o que oferecem os carros mais baratos do país?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Cronos 2026 chega levemente reestilizado a partir de R$ 104 mil

Fiat Cronos 2026 ganha leve reestilização: confira os detalhes

Rápidas do mercado: Fiat quer Grande Panda campeão de vendas e Ford revela Mustang GT manual