Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Webber vence e Alonso mantém a liderança do mundial

por Claudio Carsughi 08/07/2012
por Claudio Carsughi 08/07/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


O GP da Grã Bretanha mostrou que a Red Bull, graças ao novo pacote aerodinâmico apresentado no GP anterior, o da Europa, deu um passo à frente e hoje é superior tanto à Ferrari como à McLaren, suas duas diretas rivais. Em Valencia isto parecia clamoroso, já em Silverstone vimos que a superioridade, embora existente, não é tão definida assim e depende muito do rendimento dos pneus e de sua velocidade máxima, bem maior do que a da Ferrari.
Este item – a velocidade máxima – é o único ponto que a engenharia da Ferrari ainda não conseguiu eliminar quando, com grande rapidez na resposta, foi obrigada a alterar as caraterísticas do projeto original, que se revelara errado – e de forma clamroosa – já no primeiro GP da temporada. Mas é também o item mais dificil de corrigir pois exige uma re-projetação da fluidodinâmica interna, sobretudo intervindo tanto na colocação dos radiadores como (se possível) em seu tamanho. Sem prejudicar, como é óbvio, as temperaturas de funcionamento do grupo motor-transmissão.
É por essa razão que – hoje – a Ferrari deve se valer da capacidade de pilotagem de Alonso, em minha opinião o mais competo piloto da atualidade. para conseguir manter-se na liderança do Mundial de Pilotos
e avançar, do quinto, para o terceiro lugar na Taça de Construtures. Neste último item, extremamente importante pois é o que define, ao final do campeonato, a divisão de parte do dinheiro, começa a se sentir – finalmente – o positivo aporte de Massa que, com seu 4º lugar, levou para a equipe 10 preciosos pontos.
Aliás, a atuação de Massa sinaliza que o piloto brasileiro deixou para trás aquela fase incerta de seu início de campeonato e hoje possibilita inclusive avaliar melhor a relação de forças entre Red Bull e Ferrari. Com Massa duelando em parte da prova com Vettel, e depois não conseguindo alcança-lo para disputar um lugar no pódio, ficou claro que sem o incremento de alguns km/h na velocidade máxima, a luta será um pouco desigual.
Vale ainda ressaltar o lento mas contínuo progresso da Lotus-Renault, que colocou Raikkonen e Grosjean nos pontos (5º e 6º, respectivamente), fazendo entrever a possibilidade de que, em algum GP de caraterísticas especiais por acontecimentos ocorridos na pista, aconteça até mesmo uma vitória, sem que se possa depois rotula-la de surpreendente.
Uma anotação á parte cabe para a Williams, que não se coloca entre as melhores, mas que apresenta uma notável diferença nas atuações de seus dois pilotos. Um, Maldonado, oscila entre apresentações excelentes e outras muito inferiores, exatamente como acontecia quando ele disputava a GP2. Outro, Bruno Senna, mais consistente e linear em seu desempenho, mas sem conseguir um grande destaque. Foi o que vimos neste GP da Grã Bretanha, em que Maldonado pôs tudo a perder ao jogar fora da pista o “pobre” Perez. E se Maldonado, nos 8 GPs anteriores, tinha recebido nada menos que 5 punições, uma válida razão para isso deve existir.

AlonsoBruno SennaFerrariGrosjeanHamiltonLotusMaldonadoMassaRaikkonenRed BullVettelWebber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras, uma vitória dificil
Próximo
E a culpa seria dos torcedores?

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?