Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Vitória de campeão

por Claudio Carsughi 22/07/2012
por Claudio Carsughi 22/07/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Fernado Alonso, após ter dominado o treino oficial, triunfou, praticamente de ponta a ponta, no GP da Alemanha, mostrando, no momento em que a Ferrari lhe deu um carro no mesmo nível dos melhores (embora ainda ligeiramente inferior no item velocidade máxima), ser o melhor piloto da atual F1.

Um Gp sem erros, controlando o desgaste de pneus sem, para isso, deixar chegar os adversários a menos de meio segundo de distância, o que impediu qualquer tentativa de ultrapassagem. E deixando ainda a impressão que, se tivesse havido necessidade, poderia, em muitos momentos, tirar ainda um décimo de suas marcas.

O recado que lhe foi dado pelo seu engenheiro de pista, Bruno Stella, quando Hamilton, que estava uma volta atrás, parecia tentar supera-lo, foi aliás bem esclarecedor neste sentido: “mais duas ou três voltas dando tudo, e pit”. E Alonso seguiu a indicação, andou no limite e logo fez entender a Hamilton que não conseguiria supera-lo.

Para Vettel e Button ficou lutar pela segunda posição, uma luta que parecia ter sido decidida a favor do alemão, não fora a clara infração do regulamento cometida na ultrapassagem sobre o inglês, indo com as 4 rodas para fora da pista. E o regulamento é claro. Para quem ficou com uma ponta de dúvida, é só imaginar uma diferente situação: em lugar da área de escape asfaltada, uma área de escape com areia. Vettel teria ficado lá para sempre. Ou, pior, algo como no Canadá, um muro, e aí Vettel poderia até mesmo ter-se machucado.

Então a penalização de 20 segundos, que o fez retroceder ao quinto lugar, foi lógica. Apenas tirou de Raikkonen, que não tinha nada com a história, o prazer de subir ao pódio, embora tenha depois herdado o terceiro lugar.

Quanto aos demais, tiveram altos e baixos. Assim ficou a pálida apresentação de Webber, que largou em 8º e chegou em 8º, mostrando que não está na luta pelo título. O bom desempenho da Sauber-Ferrari com a dupla Kobayashi – Perez. A excelente corrida de Rosberg, que largou em 21º e acabou em 10º. O destaque de Hulkenberg, que largou em 4º e chegou em 9º com sua Force India. E, por fim, Schumacher, que iludiu muitos ao largar em 3º mas só conseguiu chegar em 7º.

Claramente, o Schumacher de hoje atende pelo nome de Alonso…

No campeonato, Alonso aumentou para 34 pontos sua vantagem sobre Webber e para 44 sobre Vettel, que continuo considerando seu mais direto adversário. E, antes da pausa estiva, teremos domingo o GP da Hungria, um circuito totalmente diferente em que partir nas primeiras posições é fundamental, embora tenhamos tido casos em que, mesmo largando fora dos 10 primeiros, existiram pilotos que conseguiram vencer.

AlonsoButtonFerrariHamiltonMcLarenRaikkonenRed BullRosbergSauber-FerrariSchumacherVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Museu Ferrari – Lançamento Ferrari GTO nos anos 60
Próximo
Os grandes em seu lugar

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?