Recentemente a GM apresentou, aos meios de comunicação especializados, seu mais novo produto, o Spin que substitiu, de uma só vez, tanto a Zafira como a Meriva.
Este veículo multiuso, que poderia ser chamado tanto de SUV como de minivan ou MPV, é apresentando em duas versões : LT e LTZ. Elas se diferenciam pelo acabamento e, no caso da LTZ, por oferecer, aos que o desejarem, a versão com 7 lugares. Esses dois lugares à mais, que como de hábito roubam uma parte do espaço das bagagens, se destinam mais a duas crianças do que a dois adultos, até mesmo pela clássica dificuldade de acesso.
Mecânicamente temos um motor 1.8 de quatro cilindros e 8 válvulas, que apresenta 106 cv (108 cv com álcool) de potência e uma curva de torque que, embora tenha seu pico em 3.200 rpm, oferece uma faixa interessante de 1.800 a 5.200 rpm. Isto torna o funcionamento deste motor bastante elástico e reduz a necessidade de utilização do câmbio que é apresentado em duas versões : uma mecânica de 5 marchas e outra automática de 6 marchas.
Pelo resto, temos uma suspensão que se adapta bem às irregularidades de nosso piso e um sistema de freios com ABS, que imobiliza o Spin em espaços normais. Naturalmente ele deve ser guiado levando em consideração a função à qual se destina, quem estiver pensando de usá-lo esportivamente, numa estrada sinuosa, poderá ter problemas, sobretudo se não for um piloto experimentado. Coisa, de resto, praticamente comum a esse tipo de veículo.
O Spin é construido sobre a plataforma do Cobalt e tem um um entre-eixos de 2,62 metros, com as rodas dianteiras colocadas bem próximas à frente do veículo, coisa que facilita a passagem por valetas e outros obstáculos.
Sua colocação no mercado, numa atraente faixa de preços, que começa em pouco mais de 44 mil reais e vai até cerca de 55 mil, promete ajuda-lo bastante na luta para conquistar sua participação no mercado e não deixar saudades dos véiculos (Zafira e Meriva) que vai substituir.