O ranking da Fifa, que será apresentado nesta quarta-feira, vai trazer várias alterações em relação ao mês anterior. A começar pela ultrapassagem da Alemanha sobre o Uruguai, que cai para o 3º lugar enquanto a Inglaterra sobe para o 4º e fica a apenas 3 pontos de distância. E a subida da Itália, que era apenas 12º colocada e que agora aparece em 6º, à frente da Argentina que está em 7º.
Enquanto a Holanda, que amargou uma má campanha, caiu do 4º para o 8º lugar. Essas alterações ocorreram principalmente em função dos resultados da EuroCopa encerrada domingo.
A queda mais clamorosa, porém, é do Brasil que, pela primeira vez desde 1993, quando este ranking FIFA foi instituido, não aparece entre os 10 primeiros, relegado que foi para um modesto 11º lugar, 5 pontos atrás da Dinamarca que é a décima colocada.
A explicação para isto é que, como os jogos oficiais trazem uma pontuação maior que os amistosos, e como o Brasil, por ser o país-sede da Copa de 2014, não disputa as eliminatórias, seu saldo de pontos é forçosamente menor que o de seus concorrentes.