Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fiat

Novo Punto, um passo à frente

por Claudio Carsughi 27/07/2012
por Claudio Carsughi 27/07/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Ao lançar o novo Punto, nesta sua versão para 2013, a Fiat introduziu várias interessantes modificações, tanto na parte mecânica como na de acabamento.
Na mecânica, além de disponibilizar o motor Fire 1.4 Evo flex, foi introduzido, desde o modelo de entrada denominado Attractive 1.4, que custa R$ 38.570, o sistema ESS, cuja função é sinalizar a freada de emergência. Para isso, o sistema aciona, de forma intermitente, as luzes indicadoras de direção, constuindo-se num alerta aos demais motoristas de uma situação de emergência. O ESS é acionado quando a deceleração supera 7 m/s², a velocidade é igual ou superior a 50 km/h e o pisca-alerta está desligado. Esta função permanece ativa enquanto a desaceleração não atingir 2,5 m/s².
Também em todas as versões foi incrementada a segurança, com a presença de air-bags dianteiros e sistema de freios com ABS de 4 canais incorporando o EBD, que é a distribuição eletrônica da força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro.
Nas versões Essence 1.6 Dualogic (R$ 44.140) e Sporting 1.8 Dualogic (R$ 48.770) é oferecido, como opcional, o acionamento do câmbio no volante através de borboletas. E este mesmo câmbio Dualogic foi objeto de um cuidadoso trabalho para proporcionar trocas de marchas mais suaves, inclusive em marcha lenta quando, até 7,2 km/h, a centralina acopla a embreagem de forma progressiva. Isto facilita não só as manobras de estacionamento como a partida em rampas, pois o torque máximo aplicado, nestas condições, é de 3,5 kgm.
Quanto à aparência, as maiores modificações externas dizem respeito principalmente à dianteira e à traseira enquanto o interior foi cuidadosamente reavaliado para propocionar uma imagem nova e atraente aos consumidores. E, naturalmente, existe uma ampla série de opcionais que permitem a cada cliente personalizar ao máximo o carro desejado.
Rodando com o novo Punto percebe-se o resultado do trabalho tecnológico desenvolvido, ao lado da manutenção das principais características do veículo que foi aqui lançado em 2007, trazendo várias inovações que acabaram criando um padrão para este tipo de carro.

DualogicFiatNovo Punto
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras e Santos escorregaram
Próximo
Hamilton favorito para o GP da Hungria

Você também pode gostar...

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026