Passada a natural e esperada festança pela conquista da Libertadores, pode-se dizer que o Corinthians voltou a seu rendimento normal, com uma defesa atenta e bem postada, em que Paulo André está substituindo Leandro Castán sem maiores problemas, e um ataque em que a renuncia a Liedson já estava em andamento e agora só se concretizou.
Mas o ponto mais importante foi a substituição de Alex com Douglas, um jogador que estava devendo uma melhor partecipação na campanha do Corinthians e que finalmente mostrou estar a caminho daquilo que o técnico Tite dele pretende.
Neste sentido, o jogo frente ao Flamengo foi claro e mostrou que este time do Corinthians tem tudo para, pouco a pouco, galgar uma melhor colocação ainda neste primeiro turno. E aí ter chance de, ao manter o mesmo rendimento, lutar pelo título no segundo turno.
A menos que, com a Final Mundial se avizinhando, o ambiente todo não mude de objetivo e priorize totalmente o grande acontecimento que terá lugar no Japão e que poderia dar ao Corinthians um titulo muito ambicionado. Aí uma eventual renuncia a lutar pelo bi-campeonato nacional seria até mesmo lógica e normal.
Quanto ao Flamengo, cuja torcida parece ter encontrado no experiente Joel Santana o responsável pela atual dificil situação, entendo que está sendo cometida uma injustiça. O elenco rubro-negro não é dos melhores, o rendimento do time oscila demasiadamente mas, frente a um adversário que lhe é indiscutivelmente superior, o Flamengo só poderia perder, mesmo jogando em casa.