Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Alonso na metade do caminho

por Claudio Carsughi 25/07/2012
por Claudio Carsughi 25/07/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Se alguem tivesse dito, no começo do campeonato, que após 10 GPs, isto é exatamente na metade do campeonato, Fernando Alonso seria lider, com nada menos que 34 pontos de vantagem sobre Webber, 44 sobre Vettel e 62 sobre Hamilton, certamente teria sido considerado maluco. Pois a Ferrari estava em plena crise, às voltas com um carro não competitivo e que parecia dificil de ser substancialmente modificado, pois entendia-se ser oriundo de um erro de projeto.

Aliás, os críticos só faltaram crucificar o grego Tombazis, responsavel pelo projeto e especialista em aerodinâmica, afirmando, muitos deles, que o ano estava perdido e que teria sido de bom alvitre começar a pensar no carro para 2013.

Com muito trabalho, Tombazis e seus colaboradores foram resolvendo os problemas e hoje a Ferrari tem um carro quase no mesmo nível de McLaren e Red Bull. Digo quase pois fica evidente que, em termos de desempenho absoluto, a Ferrari fica ainda devendo 2 ou 3 décimos de segundo a seus adversários em função de sua menor velocidade máxima. Coisa que complica – e muito – as eventuais ultrapassagens e torna extremamente importante o treino oficial do sábado, para permitir a Alonso largar na frente dos demais.

Dito isto, fica claro que o GP da Hungria, domingo, pela necessidade de largar na frente e, depois da pausa, os GP de Bélgica em Spa e da Italia em Monza, pelas curvas velozes que possuem, serão decisivos para endereçar – ou não – a luta pelo título. Um Alonso que tenha mais ou menos a mesma vantagem atual a 10 de setembro, após o GP da Italia, seria automaticamente o maior favorito para levantar o mundial.

Estes três GPs, porém, são, no papel, favoráveis a McLaren e Red Bull, por uma série de razões técnicas, pelo que, como o próprio Alonso faz questão de deixar bem claro, por ora nada está definido e nem mesmo encaminhado.

AlonsoBudapestFerrariHamiltonMcLarenMonzaRed BullSpaVettelWebber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
É hora de vender Lucas?
Próximo
Red Bull se faz de vítima

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?