O Peugeot 508, top de linha da marca francesa, foi eleito “Carro do Ano” em Portugal. E então decidimos vir prova-lo aqui, país onde a inexistência de uma indústria automobilistica coloca todos os fabricantes num plano de igualdade. Embora, logicamente, fosse mais simples fazer isso em Paris. Rodando com esse 508 aqui em Portugal, quisemos não apenas verificar como o carro se porta em diferentes condições, no trânsito urbano e na estrada, como sentir o que dele pensam seus usários.
Quanto a este último item, excusado dizer que a absoluta maioria de seus proprietários está muito satisfeita com o veículo e o compraria novamente, se tivesse que voltar atrás.
Quanto ao carro, que nasceu usando a mesma plataforma do irmão Citroën C5, mas com algumas pequenas diferenças, tem uma filosofia diversa, apostando sobretudo na qualidade de vida a bordo e no cuidado com o acabamento do interior. Em comparação ao Peugeot 407 (ele substitui não só o 407 mas também o 607), o aumento de 9,2 cm da distãncia entre-eixos permite oferecer um conforto superior a motorista e passageiros, mesmo os que sentam atrás. E a redução de 4,3 cm da parte à frente das rodas torna o aspecto do carro bem mais elegante.
Rodando com este 508 percebe-se logo a boa posição de dirigir, os comandos de facil utilização, o excelente sistema de ar condicionado, todos detalhes que tornam agradavel mesmo viagens de longa duração. E, quanto ao aspecto dinâmico em si, é boa a estabilidade, que confere uma sensação de muita segurança em qualquer situação. Bem como o comportamento em curva, com uma reduzida saida de frente perto do limite, e boa aderência nas saidas de curvas lentas. O sistema de freios é bem sensível e imobiliza o 508 sem qualquer alteração de trajetória.
À parte mecãnica se soma, como seria de se esperar, uma generosa parafernalia eletrônica, desde ABS a controle de estabilidade, que ajuda – e bastante – o motorista menos experimentado, sobretudo em pisos de reduzida aderência.
Uma derradeira anotação diz respeito ao reduzido nível de ruído, fruto da ótima insonorização geral e o cuidado com o vão onde está alojado o motor, onde o material fono-absorvente foi utilizado sem nenhuma economia. Naturalmente, quanto ao ruído vamos esperar qual será a reação deste Peugeot 508 quando enfrentar o fora-de-estrada das ruas de São Paulo…