A trajetória de Neymar, desde que despontou no Santos, sempre foi cheia de desafios. E até hoje existem muitas pessoas que, antes de rotula-lo definitivamente como craque, esperam vê-lo em ação por algum clube europeu. São opiniões que, como todas, devem ser respeitadas, embora possamos eventualmente não concordar com elas.
Os dois jogos frente ao Corinthians, nesta apaixonante semifinal da Libertadores, representam para Neymar mais um desses desafios. E, seja como for seu desempenho, muitas opiniões vão se basear no desfecho final dos confrontos. Se o Santos passar á final, Neymar será elogiado uma vez mais e aumentará o número dos que o consideram um jogador muito acima da média, comparavel a Messi e superior a todos os demais nomes de destaque do futebol mundial.
Se, pelo contrário, for o Corinthians a se classificar para a final, certamente Neymar será objeto de críticas e ressalvas, mesmo que tenha atuado muito bem tanto na Vila como no Pacaembú. O que, no fundo, não deve surpreender, pois, no entendimento de muita gente, somente a vitória é digna de aplausos… os derrotados são sempre medíocres.