O jogo returno pelas semifinais da Libertadores já tem um desfecho certo. O time que for eliminado entrará em crise e seus desdobramentos são imprevisíveis. E isso pelo fato de tanto Corinthians como Santos terem transformado esta disputa da Libertadores no acontecimento máximo da temporada, deixando num plano secundário todo o resto.
Foi assim, por exemplo, que o Corinthians não se incomodou muito em ter sido eliminado nas quartas de final do campeonato paulista pela Ponte Preta. A solução encontrada foi debitar a derrota ao bom goleiro Julio Cesar e substitui-lo por Cassio que, por sinal, tornou-se um dos favoritos da torcida e ponto alto do time.
É assim que tanto Santos como Corinthians estão escalando times reserva nestas rodadas iniciais do campeonato brasileiro, e levando para casa resultados tão negativos que os colocaram na zona do rebaixamento. O Corinthians dando-se até ao luxo de iluminar o próprio caminho com a “lanterna” do campeonato, sem que esta anomala situação provoque maiores protestos da torcida.
Mas tudo isso virá subitamente à tona para aquele que for eliminado nesta 4.a feira em Pacaembu, já que a temporada ficará sem maior sentido e, além disso, obrigará o perdedor a uma dura tentativa de recuperação no campeonato brasileiro. Já o vencedor se concentrará ainda mais na final da Libertadores, deixando o campeonato nacional para depois. Quando, se tiver levantado a Taça continental, provavelmente esnobará de vez o certame nacional, passando a pensar apenas na Final Mundial frente ao Chelsea. Caso contrário, a crise o atingirá também…