Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

GP da Espanha, os pneus trarão surpresas

por Claudio Carsughi 10/05/2012
por Claudio Carsughi 10/05/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Domingo começa a fase européia do Mundial de Fòrmula 1, com o GP da Espanha, na pista de Barcelona. Seria um GP até mesmo previsível, pois este é o circuito mais utilizado por todas as equipes nos testes pré-campeonato, e assim todas as equipes sabem perfeitamente como acertar seus carros para ter o melhor desempenho. Um desempenho oriundo sempre da melhor combinação entre o busca da máxima pressão aerodinâmica e da maior aderência mecânica possível. Isto em função das características do circuito, com 16 curvas de todo tipo (lentas, médias e velozes) o que requeria diferentes regulagens para cada uma. Como isto é impossível, cabe aos técnicos escolher o “mix” de melhor rendimento no próprio carro.

Mas, para tornar mais incerto o panorama técnico deste GP, a Pirelli, claramente sob inspiração do todo poderoso Ecclestone, resolveu levar a Barcelona dois tipos de pneus bem diferentes entre si : os macios (P Zero amarelo) e os duros (P Zero prata). E como é obrigatório usar os dois, poderemos ter táticas bem diferentes entre as várias equipes, trazendo assim uma interessante variável para qualquer prognóstico. Pois fica claro que, com a maioria das curvas para a direita, os pneus dianteiros esquerdos serão os mais exigidos, ao mesmo tempo em que os pneus traseiros sofrerão maior desgaste para fornecer a tração necessária nas saidas de curvas lentas. Assim o desgaste dos pneus será elevado e a tática relativa aos pit-stops poderá tornar-se decisiva.

BarcelonaGP Espanhapneus PirelliTática
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Corinthians continua confiável
Próximo
Libertadores à brasileira

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?