Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Um GP espetacular

por Claudio Carsughi 15/04/2012
por Claudio Carsughi 15/04/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


O GP da China, come se esperava, foi espetacular e me fez lembrar vários GPs vistos em Monza, quando o circuito italiano ainda não tinha sido desfigurado com a introdução das chicanes e as lutas, roda contro roda, eram bastante freqüentes. Aliás a lembrança não ficou só nisso, pois vimos de novo uma Mercedes no mais alto degrau do pódio, como tinha ocorrido no último GP de 1955, quando Fangio fez a pole e venceu o GP da Italia, conquistando mais um título mundial. Era o dia 11 de setembro de 1955, e agora, decorridos 57 anos, a cena se repetiu, com Nico Rosberg vencendo seu primeiro GP, após ter disputado nada menos que 111 GP. E 27 anos após a derradeira vitória do pai, Keke Rosberg.
Deixando as lembranças de lado, vale ressaltar a corrida perfeita de Rosberg, que não cometeu erro algum e teve a seu dispor um carro em que o balanceamento entre dianteira e traseira, finalmente alcançado pela engenharia da Mercedes, lhe permitiu economizar os pneus e tê-los em boas condições até o final, não obstante tivesse optado por 2 paradas, ao contrário de vários adversário que pararam 3 vezes e portanto teriam, teoricamente, pneus mais novos na fase decidiva do GP. Mas nisso Rosberg contou também com um pouco de ajuda da sorte, pois a terceira parada de Button foi demorada, fazendo-lhe perder cerca de 6 segundos e, o que foi decisivo, devolvendo-o à pista atrás de vários outros pilotos, enquanto na frente Roserbeg tinha pista livre. Aí a vantagem do alemão, superior a 20 segundos, foi determinante para permitir-lhe administrar a corrida até o fim.
Um fim de corrida em que o bi-campeão mundial Vettel penou muito, e se viu ultrapassado por Button, Hamilton e até pelo companheiro de equipe Webber, sempre com lutas acirrradas e emocionantes que nobilitaram o espetáculo. Pena que destas lutas não tenha podido partecipar o veterano Schumacher que, com um carro igual ao do vencedor, foi prematuramente alijado do GP, na volta de número 13, após um erro de um mecânico no pit-stop que não colocou corretamente uma roda. Foi a única desistência deste GP sensacional.
Certamente, este continuará sendo, como se prognosticava antes do início, um campeonato dos mais interessantes. Com três diferentes vencedores em outros tantos GPs, ninguém poderá dizer que adormeceu diante da TV !

ButtonFangioGP ChinaMercedesRosbergSchumacherVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Flamengo e o quase-milagre
Próximo
Dois brasileiros em cena

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?