O que está acontecendo com o atacante brasileiro Pato beira o inacreditável : desde janeiro de 2010 ele sofreu nada menos que 14 contusões. A última foi nesta 3.a feira, em Barcelona, quando, após atuar por 14 minutos, sentiu uma fisgada e teve que deixar o gramado. E isto após todos os médicos, inclusive os especialistas consultados dias atrás nos Estados Unidos, terem deixado bem claro que o jogador estava peerfeitamente apto a jogar futebol. Coisa que, na prática, revelou-se não verdadeira.
O departamento médico do Milan, provavelmente o mais caro de todo o futebol italiano, é comandado pelo belga Jean-Pierre Mersseman que ganhou notoriedade, muitos anos atrás, quando conseguiu curar o presidente Silvio Berlusconi de uma persistente dor nas costas. Daí ganhou a confiança de Berlusconi e, tempos depois, foi alçado à direção do departamento médico do Milan, pomposamente denominado “Milan Lab”, que prometia fazer milagres quanto à manutenção da saude dos jogadores.
Ma verdade, os jogadores do Milan tiveram, ao longo dos anos, até mais problemas físicos que seus companheiros de outros times de ponta. E isto levantou dúvidas quanto á eficiência do “Milan Lab”, a ponto do próprio Berlusconi aconselhar, em casos de dúvidas, de levar os jogadores contundidos para exames em especialistas nos Estados Unidos. Foi o que foi feito tempos atrás com Pato, e repetido na semana passada, quando o jogador foi considerado totalmente curado.
Agora ele machucou-se de novo. E fica a dúvida : o que estará acontecendo com ele ? O que fica evidente é que, hoje, Pato não é um jogador de futebol com o qual se possa contar, seja qual for a equipe em que deva atuar, tanto o Milan como, eventualmente, a seleção brasileira.