Ao lançar o Grand Siena a Fiat visou ampliar a própria cota de mercado no setor dos sedans médios, dotando o carro de uma nova plataforma que permitiu aumentar sensivelmente o tamanho do carro. Assim ele é 134 mm mais longo, 61 mm mais largo e 53 mm mais alto. Mas o mais importante, em minha opinião, é o maior entre-eixos, superior em nada menos que 137 mm em relação ao Siena anterior. Que, por sinal, continuará sendo produzido na versão EL, que será a de entrada na linha Siena.
Este maior entre-eixos permitiu aumentar bastante o espaço interno, pelo que os ocupantes o banco traseiro (com apoio de cabeça dotado de regulagem de altura também para o passageiro que senta no meio) tem a sensação de estarem num veículo de categoria superior. E gozam de um conforto que antes não tinham.
Assim fica perfeitamente explicada a utilização do adjetivo “grande”, como aliás acontecera na Europa no lançamento da segunda versão do Punto, para indicar o progresso introduzido neste veículo. Um progresso, por sinal, que envolve também – e principalmente – o item segurança.
Neste quesito o carro apresenta uma interessante série de equipamentos que o colocam no mesmo patamar dos veículos destinados ao exigente mercado europeu. Como o sistema de freios com ABS e EBD para conferir total tranqüilidade ao motorista em todas as circunstâncias. E aos dois tradicionais air-bags dianteiros se somam, embora como itens opcionais, já que nem sempre o usuário brasileiro é sensível a este aspecto, mais dois air-bags laterais. E ainda sensores de estacionamento, de chuva e de luz.
Paralelamente a suspensão, para atender à utilização nas ruas e estradas brasileiras geralmente mais apropriadas a veículos fora fora-de-estrada do que a carros de passeio, foi objeto de um cuidadoso estudo. Derivada do Punto apresenta, entre outros detalhes, amortecedores traseiros com buchas de maior diâmetro.
O resultado de todo esse trabalho é sentido, na utilização do carro, como um maior nível de conforto, até mesmo acústico.pois o ruído interno é menor. Também foi reduzida a inclinação do monocoque em curvas, todos fatores que contribuem para a sensação de maior conforto oferecida a motorista e passageiros do Grand Siena.
Quanto à motorização, o Grande Siena oferece duas opções. Para quem privilegia a economia de combustível acima de tudo, há o já conhecido motor 1.4 de 85 cv (com gasolina) e 88 (com etanol).
Para os que desejam um desempenho superior, existe o 1.6 16 válvulas de 115 cv (com gasolina) e 117 (com etanol). Ambos, dentro de suas características e da finalidade à qual se destinam atendem perfeitamente ao carro que, embora maior, em todos os sentidos, de seu predecessor, pesa cerca de 10% menos, em função da tecnologia e novos materiais utilizados.
Estes dois motores estão, como de hábito acoplados a câmbios de 5 marchas, sendo que o1.6 oferece ainda a opção do câmbio Dualogic, que permite usar o Grand Siena como um automático ou com acionamento manual através de toques na alavanca do cãmbio. E, comoopcional, é ainda possível ter-se o acionamento do Dualogic através de borboletas colocadas sob o volante.
Em suma, este Grande Siena atende a todas as necessidades e desejos de seus usuários e chama a atenção por constituir uma clara mudança em relação a seu predecessor. Este, apresentado em 1997 na Argentina e lançado aqui em 1999 como a opção do sedan da família Palio, tinha sido sucessivamente re-estilizado em 2000, 2004 e 2007 e ganhou agora essa nova roupagem que lhe deve garantir um brilhante futuro.
Em minha opinião, foi muito bem resolvida a traseira, que lembra imediatamente a Alfa Romeo 156, enquanto a dianteira remete ao Palio, num “family feeling” que pode se constituir num positivo elemento de vendas. Mas, independentemente disto, uma vez sentados no carro, tanto o motorista como os passageiros tem uma impressão de amplidão e espaço disponível que levam o Grand Siena a ser colocado numa faixa superior à que seu predecessor ocupava. E que agora, na versão EL, passa a ser o modelo de entrada da linha, repetindo uma estratégia de mercado que já se mostrou muito interessante para todas as montadoras que dela fizeram uso.
Grand Siena, uma nova opção no mercado
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