A penultima rodada desta fase que podemos definir preliminar do campeonato paulista trouxe dois resultados esperados e duas surpresas. São Paulo e Corinthians, cada qual a seu estilo, venceram, somando mais 3 pontos embopra, em nenhum dos casos, tenhamos tido espetáculos de gala. Espetáculos que, salvo jornadas excepcionais, os dois elencos tem dificuldade em apresentar, para o Corinthians tendo até já sido reservado o termo “goleada” para suas repetidas vitórias por 1 a 0. De qualquer forma, como o importante é vencer e se apresentar na fase decisiva com as melhores chances possíveis, não há o que reclamar, nem mesmo por parte dos torcedores mais apaixonados.
Os outros dois grandes, pelo contrário, surpreenderam em sentido negativo. O Santos, com o que tem de melhor, apresentou um festival de oportunidades de gol perdidas, imitado aliás nisso pelo São Caetano, e acabou perdendo merecidamente um jogo em que se apresentava como franco favorito. Apenas Neymar esteve em seu nível habitual e a análise severa mas racional feita por Muricy Ramalho após o jogo deu a exata noção do descontentamento do técnico santista.
O Palmeiras, frente a um adversário de melhor gabarito (o Guarany é superior ao Sâo Caetano), não conseguiu encontrar o fio da meada e foi inapelavelmente derrotado. Coisa que deixa a torcida com um pé atrás quando pensa na fase final deste campeonato.
De qualquer forma, eu acho que as surpresas, se assim as queremos definir, ainda não acabaram…