Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Melbourne, um circuito complicado

por Claudio Carsughi 16/03/2012
por Claudio Carsughi 16/03/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


No circuito de Melbourne a cada volta pode-se mexer por 7 vezes na inclinação da asa traseira. Isso ocorre até mesmo em curtos trechos e, como conseqüência, aumenta o desgaste dos pneus traseiros pois reduz a pressão aerodinâmica, tornando ainda mais importante a forma de dirigir. Pilotos como Button , por exemplo, que tem muito cuidado com os pneus, podem levar vantagem em relação a outros, como Hamilton, que não se preocupam tanto com esse aspecto da condução do carro.
Aliás, o circuito de Melbourne pode ser definido como semi-permanente e portanto tendo a emborrachar-se com o passar das voltas embora as diferentes categorias de veículos que lá se exibem nesses dias tenham compostos de borracha bem diferentes dos usados na Fórmula 1.
De qualquer forma, com a seqüência de voltas, os tempos vão cair.
Um aspecto importante é o desgaste dos freios em si e do que eles acarretam aos pneus, lembrando que temos, a cada volta, 8 freadas, das quais 5 muito fortes, com uma redução de velocidade que pode alcançar até 200 km/h.
O motor, por seu lado, é utilizado em 68% do tempo da volta com a borboleta totalmente aberta e, conseqüentemente, o consumo é elevado, sendo necessários mais de 3 e meio litros de gasolina para cada volta de 5.303 metros. Ao mesmo tempo vale lembrar que o Kers, quando acionado, fornece mais 80 cv o que, tudo somado, torna a tarefa do motor bem árdua tanto do ponto de vista estritamente mecânico como pela alta temperatura externa que eleva a temperatura de funcionamento do motor.

AustráliaCarsughiesporteFórmula 1GPMelbourne
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Red Bull muda carro antes do começo do Mundial
Próximo
Red Bull prepara o carro; Ferrari surpreende positivamente

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?